Daniele Gross defende tese sobre gênero e teledramaturgia no dia 25

 

20161117_011137
Capa do trabalho de Gross

Daniele Gross, pesquisadora do MidiAto, defende sua tese de doutorado no próximo dia 25, às 14h30, na ECA/USP. Sob o título de “EntreGêneros: Representações do Feminino na Teledramaturgia Brasileira”, a pesquisa “busca pesquisar como são construídas as representações do feminino nos produtos teledramatúrgicos nacionais, especificamente em séries – e suas derivações – seriados/sitcoms e unitários”, segundo seu resumo.

O trabalho, que teve orientação de Rosana de Lima Soares, professora da ECA, será avaliado por Esther Império Hamburger, da ECA/ USP, Eduardo Vicente (ECA/ USP), Luciana Salazar Salgado  (DL/PPGL/UFSCar) e Vander Casaqui (PPGCom/ESPM).

Leia abaixo o resumo da tese:

Neste estudo, damos continuidade à pesquisa anterior, em que investigamos a importância que a presença midiática tem na contraestigmatização de grupos socialmente minoritários. Consideramos que as representações que nossa teledramaturgia constrói sobre determinados grupos também são importantes para compreender os valores de nossa sociedade, bem como as reafirmações ou deslocamentos dados nas enunciações desses programas, tão presentes em nosso dia a dia. Para a realização desta pesquisa, foram construídos dois bancos de dados: o primeiro, a partir dos dados dos sete Censos realizados pelo IBGE, entre os anos 1950 e 2010, e também dos PNADs desse intervalo; o segundo abrangeu temas, diretores, roteiristas, atrizes que interpretaram as protagonistas e as respectivas profissões, entre outros dados, ao longo dos 15 programas aqui pesquisados. Durante o mapeamento também foi feita uma seleção de cenas, que posteriormente serviram para a montagem de um filme-compilação, em formato de curta-metragem. Essa pesquisa abrangeu seis eixos temáticos: Relações Amorosas e Familiares, Corpo e Comportamento, Sexo e Sexualidade, Violências Contra a Mulher, Cidadania, Políticas Públicas e Problemas Sociais e Trabalho, Carreira e Sustento, que também serviram de subdivisão cênica para o filme. Além dos mapeamentos realizados, a pesquisa também abrange uma análise discursiva, partindo dos estudos da AD Francesa, a ser demonstrada na parte final desta tese, que também acompanha um quadro contrastivo entre os eixos temáticos ao longo do tempo, bem como uma linha do tempo, que mensura a intensidade dos eixos. Assim, um dos principais objetivos desta tese é debater e problematizar o quanto um produto de entretenimento pode complexificar a vida e o ser humano, servindo de base não apenas para diversão, mas também para reflexão, educação, transformação.

 

Anúncios

3 comentários sobre “Daniele Gross defende tese sobre gênero e teledramaturgia no dia 25

    1. midiato

      Olá, Bruno,
      Segue resposta da autora:

      ***

      Olá, Bruno!

      Tudo bem?

      Obrigada pelo seu interesse no meu trabalho!

      A tese ainda não foi disponibilizada no banco de teses da USP… então, acho que também não posso distribuí-la! Eu vou perguntar sobre isso lá na ECA e volto a te escrever, ok?

      Mas podemos conversar sobre a tese, se for do seu interesse!

      Qualquer coisa, me escreva!

      danielegross@danielegross.com.br

      Abraços,

      Daniele

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s