Ivan Paganotti publica artigo sobre o NYT na ‘Estudos em Jornalismo e Mídia’

nyt-instagram-capa_thumb2Ivan Paganotti, doutor pela ECA/USP e pesquisador do MidiAto, publicou artigo na Revista Estudos em Jornalismo e Mídia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina.

Com o título “Ondas econômicas além das medidas: incomparáveis dívidas e riquezas brasileiras nas páginas do New York Times”, o texto é fruto do desenvolvimento de um trabalho apresentado no IX Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo da SBPJor, a aborda a cobertura do periódico norte-americano sobre a economia brasileira.

Leia abaixo o resumo:

A cobertura da grande mídia internacional pode apresentar alinhamento liberal ao tratar de economias emergentes como a brasileira. Para avaliar a manutenção do receituário neoliberal como fonte das ponderações econômicas midiáticas, é possível balizar a análise de reportagens publicadas por um dos maiores representantes da grande mídia internacional – o diário norte-americano The New York Times e seu ex-correspondente Larry Rohter – em relação às propostas de reforma econômica e abertura de mercados, defendidas pelo chamado “Consenso de Washington”. Este artigo pretende avaliar como a cobertura econômica do New York Times, em um longo período de tempo (de 1985 a 2009) transformou sua avaliação sobre o Brasil, reposicionando o país entre o polo negativo e o positivo das comparações em índices econômicos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s