Reportagens sobre o Brasil no NYT é tema de artigo de Ivan Paganotti

Ivan Paganotti, doutor pela ECA/USP e pesquisador do MidiAto, é autor de artigo publicado na Revista Parágrafo, do Mestrado Profissional em Jornalismo do FIAM-FAAM – Centro Universitário.

“O reforço de imagens brasileiras pela sua contestação: expectativas narrativas frustradas em reportagens do New York Times”, tem como foco avaliar a cobertura do correspondente internacional Larry Rohter, analisando suas reportagens sobre o Brasil publicadas no New York Times.

Leia abaixo o resumo:

Artigos jornalísticos publicados no diário norte-americano The New York Times por Larry Rohter, seu correspondente no Brasil, tomam como base uma gama de imagens e expectativas sobre o país que seu público possa ter e reconhecer como válidas. Esta pesquisa procura identificar as estratégias textuais adotadas para reproduzir ou alterar representações da identidade nacional brasileira. Ainda que as narrativas das reportagens partam de imagens estereotipadas do Brasil, quebram-se as expectativas pela eclosão de eventos desviantes, que rompem com o que é esperado pelo público. Com isso, o desequilíbrio estabelecido pela reportagem aumenta o interesse em notícias menos urgentes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s