Novos Olhares publica textos de pesquisadores do MidiAto

cover_issue_9276_pt_BR
Capa da nova edição

A última edição da Novos Olhares, revista de Estudos Sobre Práticas de Recepção a Produtos Midiáticos, publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA/USP, traz dois artigos de pesquisadores do MidiAto.

Ivan Paganotti, doutor pela ECA/USP e professor do colégio Dante Alighieri , assina o texto
Repulsa visceral ao terror mutilado: Halloween, adequado à classificação indicativa. O trabalho analisa como o corte de cenas do filme de terror Halloween – O início (2007), por conta de adequação da obra a uma classificação indicativa menos rigorosa, comprometem o filme, já que “a violência é o cerne de ‘slasher films’ e não pode ser descartada como excesso pela autocensura”, diz o resumo do artigo. O texto também “critica o modelo de cortes promovidos por produtores privados e induzido pela classificação indicativa governamental, sugerindo um novo mecanismo para apresentar maior transparência ao processo que foi considerado como uma prática inconstitucional de censura pelo Supremo Tribunal Federal”.

Juliana Doretto, doutora pela Universidade Nova de Lisboa e professora do Fiam-Faam Centro Universitário, é autora de Indicadores nacionais sobre TIC e cultura: perspectiva qualitativa. O texto aborda a pesquisa TIC Cultura, desenvolvida pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, por meio do Cetic.br, que “tem como objetivo produzir indicadores e análises que possibilitem compreender como o acesso às tecnologias de informação e comunicação e os usos que se fazem delas modificam práticas culturais da população brasileira, e como as TIC estão sendo incorporadas pelos equipamentos culturais em sua rotina interna de funcionamento e também na relação com o público”. No artigo, a autora analisa “um recorte dos dados levantados na fase qualitativa do projeto, com enfoque nos jovens de 15-17 anos”.

Veja a edição completa da revista: http://www.revistas.usp.br/novosolhares/issue/view/7015

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s