Thiago Venanzoni analisa o documentário Homem Comum na Doc On-line

Thiago S. Venanzoni, doutorando no Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA/USP e investigador do MidiAto, é autor de “Metanarrativa da memória em conflito com o relato: o testemunhal e as imagens no documentário Homem comum”, texto publicado na Doc On-line: Revista Digital de Cine Documentário, produzida pela Universidade da Beira Interior (Portugal) e pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

O trabalho, publicado na seção Análise e crítica de filmes, estuda “Homem comum” (Brasil, 2015, 84 minutos), documentário dirigido por “Carlos Nader”, no qual o cineasta acompanha a vida do caminhoneiro Nilson. Segundo Venanzoni:

pode-se afirmar que a metanarrativa ou a narrativa das imagens construída por Carlos Nader em Homem comum trata-se de um retorno, de uma condição traumática que mobiliza realizador e personagem a estar nesse filme durante o tempo de seu processo. Não se trata do tempo cronológico, e sim a condição de um tempo diante da imagem, da memória.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s