Coleções

Clique na capa e faça download gratuito do e-book

COLEÇÃO BORDANDO O MANTO DO MUNDO

Mayra Rodrigues Gomes

logos_bordando o manto do mundo (1)_Página_1

Bordando o manto do mundo: prática jornalística

VOLUME 1

ISBN: 978-85-7205-196-5 (Coleção)
ISBN: 978-85-7205-197-2 (v.1)

A obra Bordando o manto do mundo: prática jornalística, de Mayra Rodrigues Gomes, retoma dois pilares da atividade periodística presentes desde seu início mais remoto e romântico, dos textos mais opinativos e autorais a textos estruturados a partir de leads estritos, do texto escrito ao audiovisual. Trata-se, de um lado, de uma certa função social do jornalismo e, de outro, seu efeito disciplinar; o primeiro, um ideal e o segundo, um resultado. A presente obra está dividida, assim, em duas partes, realizando uma abordagem que representa também dois percursos teóricos sobre a prática da narrativa jornalística, da construção de uma palavra de ordem de inspiração foucaultiana à defesa de liberdades e dos direitos humanos, quem sabe também estruturando dois objetos de pesquisa diferentes sob o mesmo nome, o jornalismo.

logos_bordando o manto do mundo (1)_Página_2

Bordando o manto do mundo: artes e psicanálise

VOLUME 2

ISBN: 978-85-7205-196-5 (Coleção)
ISBN:978-85-7205-200-9 (v.2)

A obra Bordando o manto do mundo: artes e psicanálise, de Mayra Rodrigues Gomes, realiza-se num importante entremeio teórico entre o estudo das imagens, sejam elas mentais ou materiais, e sua existência no meio social, na forma de uma presença simbólica desafiadora. Apresenta uma entrada nos desígnios das imagens pelo que poderia ser considerado o despegue completo de sua vivência corriqueira no mundo, mas que nos devolve em realidade no jogo com o nome das coisas, aproximando real e imaginário sem suas contradições. Ao mesmo tempo, busca respostas nas disciplinas que baseiam o pensamento sobre a formação de grupos, luta por identidade e respeito à diferença, identificando mecanismos de exclusão e pela defesa de direitos, considerando que as imagens estão na berlinda entre identificação e realidade das representações sociais. Trata ainda de metáforas vindas do cinema para apresentar densos conceitos feitos plasticamente palpáveis.

logos_bordando o manto do mundo (1)_Página_3

Bordando o manto do mundo: censura e classificação indicativa

VOLUME 3

ISBN: 978-85-7205-196-5 (Coleção)
ISBN: 978-85-7205-201-6 (v.3)

 A obra Bordando o manto do mundo: censura e classificação indicativa, de Mayra Rodrigues Gomes, realiza um percurso pelas estratégias de controle sobre a palavra, localizando seu debate na tradição censória brasileira ao teatro e, na sequência, nas reverberações que se fazem sentir desse processo enquanto corrente classificação indicativa sobre produtos de mídia. Trata-se, em termos gerais, de uma incursão nos mecanismos de proibição e resistência que levam conflituosamente para um debate sobre o controle, regulação e uso dos prazeres a partir de uma riqueza de exemplos que vivificam, demonstram e tornam, assim, inescapável a visualização de uma topografia da constrição aos discursos. São recuperados os resultados das pesquisas realizadas pela autora em cima do Arquivo Miroel Silveira, uma coleção de 6.137 documentos originais de peças teatrais que passaram pelo estado de São Paulo entre 1920 e 1968, até que a censura fosse federalizada.

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Anúncios

2 comentários sobre “Coleções

  1. Pingback: Mayra Rodrigues Gomes lança coleção ‘Bordando o manto do mundo’ – MidiAto | Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas

  2. Pingback: Mayra Rodrigues Gomes lança coleção ‘Bordando o manto do mundo’

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s