Quem somos

Constituímos um grupo de pesquisa, liderado pelas professoras doutoras Mayra Rodrigues Gomes e Rosana de Lima Soares e sediado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Voltamo-nos para os estudos de linguagem aplicados às produções das mídias em geral e, em particular, ao acompanhamento das disciplinas de graduação e pós-graduação, focadas no jornalismo e nas mídias em seus diferentes produtos e formatos verbais, visuais e audiovisuais.

Nosso trabalho se desenvolve em torno da rubrica “ciências da linguagem”, empregada por diversas linhas de pensamento para designar estudos que levam em conta as condições e implicações da assunção da linguagem pela espécie humana, assim como seus reflexos na atualidade dos sentidos socialmente desenhados. A realização de tais estudos encontra sua possibilidade no cruzamento dos achados da antropologia, das ciências cognitivas, da filosofia, da lingüística, da lógica, da psicanálise, da semiótica etc. Ocorre que, para o vasto campo da comunicação e das mídias, e para o abrangente campo do jornalismo em particular, é justamente este tipo de estudo que pode promover uma compreensão melhor do poder das palavras, de seus efeitos e da responsabilidade de que se reveste quem assume a produção de discursos.

Apresentamos, aqui, estudos que se valem da metodologia de análise de discurso, tomada sob diversos enfoques, mas sempre na visada sócio/política que atravessa a produção midiática. Respaldados por esse instrumental, desenvolvemos o exame de produtos, que comparecem por meio de variados suportes, a partir de diversificados eixos de perspectiva: o da organização das práticas sociais, enquanto orquestrada pelo jornalista e seu lugar discursivo; o da recuperação do imaginário social por ele reafirmado, ou que se pretende introduzir; o do desenho deste imaginário, como veiculado pelos correspondentes internacionais, esquematizando estereótipos; o apontamento da re-significação dos dados históricos, induzindo a específicas interpretações de acontecimentos atuais; o das narrativas jornalísticas que constroem os limites, e as políticas correspondentes, da exclusão e da inclusão sociais; o do retorno de conceitos operatórios, como massa e massificação, em virtude de novos enfrentamentos.

Para além do foco na produção midiática, desenvolvemos estudos mais amplos, como o da enunciação, quanto à manutenção da ordem socialmente  estabelecida, o das palavras censuradas, o dos discursos das telenovelas e o dos diários virtuais no meio digital, como espaço que se abre para expressões narrativas da atualidade.

Esses estudos firmam nossa orientação para a análise de discurso enquanto proposta para o entendimento da complexidade dos fenômenos comunicacionais.

Profa. Dra. Mayra Rodrigues Gomes

Membros do Grupo MidiAto (Clique nos nomes para acessar o currículo Lattes)

Mayra Rodrigues Gomes
Rosana de Lima Soares
Andrea Limberto Leite
Carla de Araujo Risso
Cintia Liesenberg
Claudio Rodrigues Coração
Daniele Gross Ramos
Eduardo Paschoal de Sousa
Eliza Bachega Casadei
Felipe da Silva Polydoro
Fernanda Elouise Budag
Ivan Paganotti
José Augusto Mendes Lobato
Juliana Doretto
Leandro Carabet
Marcello Chami Rollemberg
Mariana Della Dea Tavernari
Mariana Duccini Junqueira da Silva
Mariane Harumi Murakami
Nara Lya Simões Caetano Cabral
Natália Favrin Keri
Rafael Duarte Oliveira Venancio
Renata Carvalho da Costa
Rodrigo Gomes Guimarães
Seane Melo
Sofia Franco Guilherme
Thiago Siqueira Venanzoni
Publicações do Grupo Midiato

RUMORES – Revista de Comunicação, Linguagem e Mídias

Editada pelo MidiAto – Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas voltada para a divulgação de estudos científicos que contribuam para o debate sobre comunicação, cultura, mídias e linguagem, é uma publicação semestral da Escola de Comunicações e Artes – ECA – USP.
Veja posts sobre a Revista Rumores.

Revista Anagrama – Revista científica de interdisciplinar de graduação

A revista Anagrama é uma publicação trimestral do Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas (ECA-USP) que tem como objetivo discutir temas relacionados à mídia, imprensa e comunicação social a partir de uma ótica interdisciplinar. A principal meta é divulgar a produção acadêmica dos graduandos de qualquer área do conhecimento.
A idéia da revista surgiu a partir da constatação de que existe uma enorme produção acadêmica e científica de grande qualidade e interesse feita por graduandos que, muitas vezes, não é absorvida pelas revistas científicas convencionais. Nossa meta também é cobrir essa falha.
Veja posts sobre a Revista Anagrama.

Grupo Midiato no CNPq

A terminologia Ciências da Linguagem tem sido empregada pelas mais diversas linhas de pensamento; entre elas, lembramos as de Noam Chomsky, Gilles Deleuze, Jacques Derrida, Michel Foucault. Vale ainda ressaltar que, entre essas linhas, algumas se mostram divergentes, como é o caso daquelas de Noam Chomsky e de Jacques Derrida. Essa terminologia designa estudos que levam em conta as condições e implicações, para a espécie humana, da assunção da linguagem. A realização de tais estudos encontra sua possibilidade no cruzamento dos achados da antropologia, das ciências cognitivas, da filosofia; da lingüística, da lógica, da psicanálise, da semiótica etc. Ocorre que, para o vasto campo da comunicação e das mídias, e para o abrangente campo do jornalismo em particular, é justamente este tipo de estudo que promove uma compreensão melhor do poder das palavras, de seus efeitos e da responsabilidade de que se reveste quem assume a produção de discursos. Por essa razão, ao propormos esse tipo de estudo e ensinamento, colocamos nossas disciplinas de graduação e pós-graduação numa seqüência sob a rubrica Ciências da Linguagem.
Clique aqui para ver a página do grupo no CNPq

2 comentários sobre “Quem somos

  1. Pingback: Apresentação do grupo de estudos no II Colóquio Internacional de Análise de Discurso « Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas

  2. Pingback: Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas » Apresentação do MidiAto no II Colóquio Internacional de Análise de Discurso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s