Anos anteriores

Segundo semestre de 2017

Ciclo Cartografias da Crítica

29 de agosto

  • Leitura e debate: “Os populares entre demandas sociopolíticas e afirmação de identidades”, por Andrea Limberto (MidiAto). Leitura indicada: ERREJÓN, I.; MOUFFE, C. Construir pueblo: hegemonía y radicalización de la democracia. Barcelona: Icária, 2015. p. 83-106.

26 de setembro

24 de outubro

5 de dezembro

14 de dezembro

  • Debate e lançamento: “Mediações críticas: representações na cultura midiática”, com Rosana de Lima Soares, Marcio Serelle, Ercio Sena e Mayra Rodrigues Gomes. Leitura indicada: SERELLE, M.; SOARES, R. L. “Mediações críticas: representações na cultura midiática“. São Paulo, ECA-USP, 2017.

Grupo de Estudo Leituras Críticas 

15 de agosto

  • Leitura e debate: NICHOLS, B. “A voz do documentário”. In: RAMOS, F. P. (org.). Teoria Contemporânea do Cinema: documentário e narratividade ficcional. v. 2. São Paulo: Editora Senac, 2005.

12 de setembro

  • Leitura e debate: HOOKS, B. “The opositional gaze”. In: Black looks: race and representation. Boston: South End Press, 1992, p. 115-131.
  •  A 13ª emenda. Dir. Ava DuVernay. Netflix, 2016. Documentário.

10 de outubro

14 de novembro

  • Leitura e debate: “Construídas e Representadas: a mulher na teledramaturgia brasileira”. Leitura indicada: GROSS, D. EntreGênerosrepresentações do feminino na teledramaturgia brasileira. Tese de doutorado. Escola de Comunicações e Artes da USP, 2016.

Primeiro semestre de 2017

Ciclo Cartografias da Crítica

21 de março

  • Leitura e debate: HARTLEY, D. The politics of style: towards a marxist poetics. Boston: Brill, 2016, p. 1-10.

6 de abril

  • Debate: “Entretenimento e jornalismo: abordagens críticas”, com Gislene Silva (UFSC) e Marcio Serelle (PUC Minas).

18 de abril

  • Leitura e debate: SANTOS, B. S. “Politizar a política e democratizar a democracia”. In: A difícil democracia: reinventar as esquerdas. São Paulo: Boitempo, 2016.

16 de maio

  • Palestra: “Renato Ortiz: um olhar sociológico sobre a cultura”, por Eduardo Vicente (ECA/USP).

20 de junho

  • Palestra: “Fake News e pós-verdade: mídia alternativa em tempos de fatos alternativos”, por Ivan Paganotti (MidiAto).

Grupo de Estudo Leituras Críticas 

21 de março

18 de abril

9 de maio 

  • Leitura e debate: SONTAG, S. Contra a interpretação. Porto Alegre: L&PM, 1987, p. 11-23.

23 de maio

27 de junho
  • Leitura e debate: ELSAESSER, T.; HAGENER, M. Film theory: an introduction through the senses. Nova York: Routledge, 2010.

Segundo semestre de 2016

16 de agosto

  • Leitura e debate: BARBERO, J. M. B. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro. UFRJ, 1997.

13 de setembro

  • Leitura e debate:
    • RANCIÈRE, J. “As imagens querem realmente viver?”. In: ALLOA, E. Pensar a imagem. Autêntica, 2015.
    • MITCHELL, W. J. T.  “O que as imagens realmente querem?”. In: ALLOA, E. Pensar a imagem. Autêntica, 2015.
    • SILVERSTONE, R. “Complicity and collusion in the mediation of everyday life”. New Literary History, n. 33, 2002. p. 761-780.
    • SERELLE, M. “A ética da mediação: aspectos da crítica da mídia em Roger Silverstone“. Matrizes, v. 10, n. 2, mai./ago. 2016, p. 75-90.

20 de setembro

18 de outubro

  • Apresentação da pesquisa TIC Cultura, do Cetic.br (CGI.br), por Juliana Doretto.

25 de outubro

  • Palestra: “O gênero que não ousa dizer seu nome: considerações sobre o horror no cinema contemporâneo brasileiro”, por Laura Cánepa (Universidade Anhembi Morumbi).

Primeiro semestre de 2016

12 de abril

  • Palestra: “‘Fala connosco!’: o jornalismo infantil e a participação das crianças, em Portugal e no Brasil”, por Juliana Doretto.

10 de maio

  •  Palestra: “Deleuze e a Criação de Conceitos”, por Mayra Rodrigues Gomes (MidiAto).

24 de maio

  • Palestra: “Tensividade e circuito dos afetos”, por José Luiz Aidar Prado (PUC-SP).

14 de junho

  • Palestra: “A pesquisa em ciências da comunicação na França: posicionamentos metodológicos e estado da arte, por Elizabeth Nicolau Saad Corrêa (Com+).
  • Palestra: “Consumo e vivência de alteridade no entretenimento factual televisivo: As representações do outro em ‘A Liga’ e ‘O Mundo Segundo os Brasileiros'”, por José Augusto Mendes Lobato.

Segundo semestre de 2015

29 de setembro

  • (Perspectivas sobre a crítica) Palestra: “Por uma crítica de variedades e uma ordem do desgosto”, por Andrea Limberto (MidiAto). Leitura indicada: LEENHARDT, J. “Crítica de arte e cultura no mundo contemporâneo”. In: MARTINS, M. H. (org.). Rumos da crítica. São Paulo: Senac, 2007.
  • Apresentação de pesquisa: “Da grande reportagem ao escândalo político: os percursos do jornalismo investigativo no Brasil”, por Seane Melo. Leitura indicada: MELO, S. A. “Da grande reportagem ao escândalo político: os percursos do jornalismo investigativo no Brasil”. II Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo. Universidade Anhembi-Morumbi, 02-4/7/2015.

13 de outubro

  • (Perspectivas sobre a crítica) Palestra “Crítica como engajamento: a perspectiva da Análise Crítica do Discurso”, por Nara Lya Cabral. Leitura indicada: FAIRCLOUGH, N. “’Political correctness’: the politics of culture and language”. Discourse & Society, v. 14, n. 1, p. 17-28, 2003.
  • Apresentação de pesquisa: “Questão de gosto: o discurso da arte no jornalismo impresso”, por Natália Favrin Keri. Leitura indicada: KERI, N. “‘Odiar Romero Britto é fácil’: a relação entre culturas erudita e de massas no caderno ilustrada da Folha de S. Paulo”. São Paulo. 10⁰ Interprogramas de Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero, 2015.

10 de outubro

  • Apresentação de pesquisa: “Viver é envelhecer: a compreensão de uma época pelo estudo dos discursos sobre velhice e longevidade”, por Cíntia Liesenberg.

1 de dezembro

  • (Perspectivas sobre a crítica) Palestra “Crítica de mídia e a tradição da teoria crítica”, por Ivan Paganotti. Leitura indicada: BARBOSA, B.; MODÉ, G. (eds.). “O poder da mídia e o poder do público”; “O direito de exigir direitos“. In: A sociedade ocupa a TV: o caso direitos de resposta e o controle público da mídia. São Paulo: Intervozes, 2007.
  • Apresentação de pesquisa: “Pesquisadores brasileiros em periódicos científicos de Ciências da Comunicação”, por Renata Costa. Leitura indicada: DELGADO, E.; REPISO, R. “The impact of scientific journals of communication: comparing Google Scholar Metrics, Web of Science and Scopus”. Comunicar, n. 41, v. XXI, 2013, Scientific Journal of Media Education.
  • Apresentação de pesquisa: “Imagens documentais no caminho ficcional: o entremeio em Viajo porque preciso, volto porque te amo”, por Eduardo Paschoal.

8 de dezembro

Primeiro semestre de 2015

5 de maio

  • Palestra (Apresentação do ciclo de encontros “Cartografias da crítica”): “Tradições teóricas da crítica”, por Mayra Rodrigues Gomes.
  • Apresentação de pesquisa: “Ecos do silêncio – liberdade de expressão e reflexos da censura no Brasil pós-abertura democrática”, por Ivan Paganotti. Leitura indicada: PAGANOTTI, I. “Harmonia e dissonância” (tese de doutorado, conclusão, 2015).

19 de maio

  • Palestra (Perspectivas sobre a crítica): “Mitocrítica aplicada às narrativas midiáticas”, por Sílvio Anaz.
  • Apresentação de pesquisa: “Da fantasia ao transmídia: modernização do gênero telenovela brasileira”, por Mariane Murakami. Leitura indicada: MURAKAMI, M. “A modernização da telenovela e os processos de identificação” (tese de doutorado, introdução, 2015).

2 de junho

  • Palestra (Perspectivas sobre a crítica): “Crítica de cinema, estética e política: Opinião e a resistência ao regime militar”, por Margarida Adamatti. Leitura indicada: ADAMATTI, M. M. “Matrizes teóricas da crítica de cinema de Opinião” (tese de doutorado, capítulo 2, 2015).
  • Apresentação de pesquisa: “Sobre narrativas: discurso, cotidiano e consumo”, por Fernanda Budag.

16 de junho

  • Apresentação de pesquisa: “Narrativas da cibercultura: representações da técnica, articulações discursivas e processos de agenciamento”, por Mariana Tavernari. Leitura indicada: TAVERNARI, M. “Considerações finais” (tese de doutorado, conclusão, 2015).
  • Apresentação de pesquisa: “A alteridade na ficção e na grande reportagem: um estudo sobre a figuração do outro na narrativa televisiva brasileira”, por José Augusto Mendes Lobato.

30 de junho

  • Palestra (Perspectivas sobre a crítica): “A crítica ‘mundana’ de Edward Said”, Rodrigo Guimarães. Leitura indicada: ASCHCORFT, B.; AHLUWALIA, P. Edward Said. London/New York: Routledge, 2001.
  • Apresentação de pesquisa: “Mobilizações discursivas da categoria ‘politicamente correto’: um mapa dos sentidos que emergem no jornalismo”,  por Nara Lya Cabral. Leitura indicada: CABRAL, N. L. “Batalhas discursivas: ressignificações, contraposições e interdiscurso” (dissertação de mestrado, capítulo 5, 2015).

7 de julho

  • Apresentação de pesquisa: “Uma ontologia dos vídeos amadores de acontecimentos”, por Felipe Polydoro.
  • Apresentação de pesquisa: “Políticas da Representação Midiática do Feminino na Teledramaturgia Brasileira”, por Daniele Gross.

2º semestre de 2014

Planejamento e realização do evento: Crítica da Imagem Mídiática

12 de agosto: grupo de leitura

  • Leituras indicadas:
    • DIDI-HUBERMAN, G. “A imagem crítica”. In: O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 1998.
    • AUMONT, J. “O olho variável ou a mobilização do olhar”. In: O olho interminável. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.

26 agosto: grupo de leitura

  • Leituras indicadas:
    • BOURDIEU, P. “Os jogos olímpicos”. In: Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997. p. 121-128.
    • ROCHA, R. M. “A pureza impossível: consumindo imagens, imaginando o consumo”. In: ROCHA, R. M.; CASAQUI, V. (orgs.). Estéticas midiáticas e narrativas do consumo. Porto Alegre: Sulina, 2012.

16 de setembro: grupo de leitura

  • Leituras indicadas:
    • HAL, F. “O retorno do real”. In: HAL, F. O retorno do real. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
    • MERLEAU-PONTY, M. O olho e o espírito. São Paulo, Nova Cultural, 1989. p. 275-283 (Tópicos I e II).

30 de setembro: grupo de leitura

  • Leituras indicadas:
    • CALVINO, I. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Cia. das Letras, 1990.
    • DUBINSKY, K. “Children, Ideology, and Iconography: How Babies Rule the World”. Journal of the History of Childhood and Youth. Johns Hopkins University Press. v. 5, n. 1. p. 7-13.
    • KEHL, M. R. “Televisão e violência do imaginário”. In: BUCCI, E.; KEHL, M. R. Videologias: ensaios sobre televisão. São Paulo: Boitempo, 2004.
    • KEHL, M. R. “Visibilidade e espetáculo”. In: BUCCI, E.; KEHL, M. R. Videologias: ensaios sobre televisão.São Paulo: Boitempo, 2004.

21 de outubro: grupo de leitura

  • Leituras indicadas:
    • RANCIÈRE, J. “Paradoxos da arte política”. In: O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2012. p. 51-81.
    • FABBRINI, R. “Arte relacional e regime estético”. In: Arte e Ruptura. Rio de Janeiro: Sesc, Departamento Nacional,  2013. p. 53-71

28 de outubro: grupo de leitura

4 de novembro: preparação do evento

11 de novembro: preparação do evento

18 de novembro: preparação do evento

25 de novembro: realização do evento

1º semestre de 2014

Planejamento do evento: Crítica de Mídia

 13 de maio: escolha do tema e planejamento inicial do projeto

 20 de maio: definição do projeto e das etapas de trabalho

10 de junho: pesquisa e organização dos eixos temáticos

24 de junho: definição dos autores e conceitos norteadores da pesquisa

2º. semestre de 2013 

Projeto coletivo de pesquisa, inovação e difusão em produção textual colaborativa

27 de agosto: escolha do tema e planejamento inicial do projeto

17 de setembro: definição do projeto e das etapas de trabalho

22 de outubro: pesquisa e organização dos seguintes eixos temáticos: 1) mercado editorial; 2) aportes teóricos e metodológicos; 3) aspectos técnicos e tecnológicos

26 de novembro: pesquisa e organização dos eixos temáticos: 1) viabilidade econômica; 2) divulgação cientifica e difusão; 3) conteúdos paradidáticos; 4) legislação e direitos autorais

1º semestre de 2013

Seminários Linguagem e Práticas Midiáticas:  Teorias e novos debates em comunicação

23 de abril: Eliza Casadei, Rafael Venancio

  • Leituras indicadas:

7 de maio: Juliana Doretto, Mariana Duccini, Sofia Franco

  • Leituras indicadas:
    • DORETTO, J. ‘Fala conosco!’: o jornalismo infantil e a participação das crianças. Projeto de pesquisa de Doutorado. Universidade Nova de Lisboa, Portugal, 2012.
    • DUCCINI, M. “Fragmentos de memória: reinscrição de significados em documentários de compilação”. Revista Contracampo. v. 24, n. 1, julho de 2012.
    • FRANCO, S. Reportagens televisivas e estigmas sociais. As representações da arte em questão. Projeto de pesquisa de Iniciação Científica. Relatório Parcial. ECA-USP, 2012.

21 de maio: Andrea Limberto, Cintia Lisenberg, Ivan Paganotti

  • Leituras indicadas:
    • LIMBERTO, A. Nos termos da #interdição. Uma rede significante de palavras proibidas. Projeto de pesquisa de Pós-Doutorado. ECA-USP, 2013.
    • LIESENBERG, C. A loucura nas mídias: discursos circulantes e posicionamentos de campo na atualidade. Pré-projeto de pesquisa de Doutorado. ECA-USP, 2013.
    • PAGANOTTI, I. Em nome do proibido: estruturas de controle, justificativas para a interdição e reflexos da censura. Artigo final da disciplina “Comunicação, censura e liberdade de expressão – desafios da atualidade”, ministrada pela profa. dra. Cristina Costa (ECA-USP, 2012).

18 de junho: Fernanda Budag, José Augusto Mendes Lobato, Nara Cabral

  • Leituras indicadas:
    • BUDAG, F. Era uma vez: linguagem, intertextualidade e identidades culturais/sociais em Once upon a time. Projeto de pesquisa de Doutorado. ECA-USP, 2013.
    • LOBATO, J. A. M. A alteridade na ficção e na grande reportagem: um estudo sobre a figuração do outro na narrativa televisiva. Projeto de pesquisa de Doutorado. ECA-USP, 2013.
    • CABRAL, N. L. S. Discurso, interdição e liberdade de expressão: o politicamente correto e suas articulações com a comunicação social. Projeto de pesquisa de Doutorado. ECA-USP, 2013.

2 de julho: Daniele Gross, Felipe Polydoro, Paula Paschoalick

  • Leituras indicadas:
    • GROSS, D. Políticas da representação do feminino na teledramaturgia brasileira. Projeto de pesquisa de Doutorado. ECA-USP, 2012.
    • POLYDORO, F. A ubiquidade das câmeras e a intrusão do real na imagem. Projeto de pesquisa de Doutorado. ECA-USP, 2012.
    • PASCHOALICK, P. Televisão: crítica, audiência e público nas redes sociais (título provisório). Projeto de pesquisa de Doutorado. ECA-USP, 2012.

2º semestre de 2012

28 de agosto
Imagem e psicanálise

Apresentadores: Eliza Casadei e Rafael Venancio

  • Leituras indicadas:
    • AUMONT, J. “A Parte do Espectador”. In: A Imagem. Campinas: Papirus, 1993, p. 77-134.
    • GUATTARI, F. “Da produção da Subjetividade”. PARENTE, André (org.). Imagem Máquina. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993, p. 177-194.
    • QUINET, Antonio. “Objeto de Schautrieb”. Um Olhar a Mais: ver e ser visto na psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004, p. 68-88.

18 de setembro
Novas visibilidades

Apresentadores: Cintia Liesenberg e Nara Cabral

  • Leituras indicadas:
    • THOMPOSON, J. B. “A nova visibilidade”. In: Matrizes, v. 1, n. 2. São Paulo: ECA-USP, 2008.
    • FUCHS, C. “Como podemos definir vigilância?”. In: Matrizes, v. 5, n. 1. São Paulo: ECA-USP, 2011.
    • MARTÍN-BARBERO, J. “Novas visibilidades políticas da cidade e visualidades narrativas da violência”. In: Matrizes, v. 1, n. 1. São Paulo: ECA-USP, 2011.

25 de setembro
Imagens na inscrição audiovisual

Apresentadores: Leandro Carabet, Mariana Duccini e Mariane Murakami

  • Leituras indicadas:
    • XAVIER, I. “Cinema: revelação e engano”. In: O olhar e a cena. São Paulo: Cosac Naify, 2003. p. 31-57.
    • MACHADO, A. “O retalhamento da figura”. In: A arte do vídeo. 3a. ed. São Paulo: Brasiliense, 1997. p. 40-53
    • MACHADO, A. “Acaso e controle na edição”. In: A arte do vídeo. 3a. ed. São Paulo: Brasiliense, 1997. p. 102-116.
    • MILES, A. “Paradigmas cinemáticos para o hipertexto”. In: LEÃO, L. O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: Senac, 2005. p. 147-164.
    • AUMONT, J. “A montagem”. In: A estética do filme. São Paulo: Papirus, 2005.
    • AUMONT, J. “Cinema e narração”. In: A estética do filme. São Paulo: Papirus, 2005.

30 de outubro
Antropologia visual

Apresentadores: Andrea Limberto, Rosana Soares

6 de novembro
Perspectivas da imagem no direito

Apresentadores: Ivan Paganotti

27 de novembro
Imaginação melodramática

Apresentadores: Daniele Gross e Paula Paschoalick

1º Semestre de 2012

10 de abril

Daniele Gross, Felipe Polydoro, Paula Paschoalick

  • Leitura indicada: LATOUR, B. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica. Tradução por Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Editora 34, 1994.

24 de abril

Cíntia Liesenberg e Rosana Soares

  • Leituras indicadas:
    • FOUCAULT, M. O governo de si e dos outros. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2010
    • FOUCAULT, M. Le gouvernement de soi et des autres. Cours au Collège de France 1982-1983. Paris: Seuil, 2008. v. 1.GREGOLIN, M. R. Foucault e Pêcheux na análise do discurso: diálogos e duelos. São Carlos: Claraluz, 2004.

15 de maio

Andrea Limberto, Ivan Paganotti , Mayra Rodrigues Gomes

  • Leituras indicadas:
    • COETZEE, J. M. Giving Offense: Essays on Censorship. Chicago: University of Chicago Press, 1996.
    • COETZEE, J. M. Contra la censura: ensayos sobre la pasión por silenciar. Debolsillo, 2008.

29 de maio

Mariana Duccini, Mariana Tavernari e Mariane Murakami

  • Leituras indicadas:
    • DIDI-HUBERMAN, G. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Ed. 34, 1998. 260p.
    • DIDI-HUBERMAN, G. Images malgré tout. Paris, Minuit, 2004.

19 de junho

Eliza Casadei  e Rafael Venâncio

  • Leitura indicada: EVERETT, D. Language: the culture tool. Pantheon Books, 2012.

2º Semestre de 2011

Seminários abertos

13 de setembro

I Seminário Linguagem e Práticas Midiáticas

Apresentadora: Profa. Dra. Mayra Rodrigues Gomes

27 de setembro

II Seminário Linguagem e Práticas Midiáticas

Escritura e desconstrução da imagem e do som no cinema

Apresentadores: Eliza Casadei e Rafael Venancio

  • Leituras indicadas:
    • LYOTARD, J-F. “O acinema”. In: RAMOS, F. P. Teoria contemporânea do cinema. v. I. São Paulo: Editora Senac, 2005, p. 219-231.
    • DERRIDA, J. “Entretien”. Cahiers du Cinema. Paris. Abril, 2001. p. 74-85.

4 de outubro

III Seminário Linguagem e Práticas Midiáticas

Regimes de visibilidade em discursos audiovisuais

Apresentadores: Andrea Limberto, Rosana de Lima Soares e Sávio Luís Stoco

  • Leituras indicadas:
    • RANCIÈRE, J. Da partilha do sensível e das relações que estabelece entre política e estética. In: _____________. A partilha do sensível: estética e política. Trad. Mônica Costa Neto. São Paulo: Exo experimental/Editora 34, 2009. p.15-26.
    • BADIOU, A. Os falsos movimentos do cinema. In:_____________. Pequeno manual de inestética. Trad. Marina Appenzeller. São Paulo: Estação Liberdade, 2002. p.103-116.
    • Leitura complementar: LATOUR, B. Reassembling the social. New York: Oxford University Press, 2005.

8 de novembro

IV Seminário Linguagem e Práticas Midiáticas

As ficções da representação: discurso e construção de lugares sociais

Apresentadoras: Cíntia Liesenberg e Mariana Duccini

  • Leituras indicadas:
    • MOSCOVICI, S. “O fenômeno das representações sociais”. In: _______. Representações sociais: investigações em psicologia social. 7ed. Petrópolis: Vozes, 2010. p. 29-109.
    • WHITE, H. “As ficções da representação factual”. In: _______. Trópicos do discurso: ensaios sobre a crítica da cultura. 2ed. São Paulo: Edusp, 2001. p. 137-151.

22 de novembro

V Seminário Linguagem e Práticas Midiáticas

Do dialogismo discursivo às convergências midiáticas

Apresentadoras: Mariana Tavernari e Mariane Murakami

29 de novembro

VI Seminário Linguagem e Práticas Midiáticas

Políticas de representação em narrativas migrantes

Apresentadoras: Daniele Gross e Paula Paschoalick

  • Leituras indicadas:
    • FIGUEIREDO, V. L. F. Narrativas migrantes: literatura, roteiro e cinema. Rio de Janeiro: 7 letras/PUC-RJ, 2010.
    • HAMBURGER, E. Políticas da representação: ficção e documentário em Ônibus 174. In: MOURÃO, M. D.; LABAKI, A. O cinema do real. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
    • HAMBURGER, E. “Violência e pobreza no cinema brasileiro recente: reflexões sobre a idéia de espetáculo”. Novos Estudos. Edição 78, julho 2007.

2º semestre de 2010

Pesquisa: “Profissão Repórter”

3 de agosto

  • Textos para discussão: “Do naturalismo ao realismo crítico”; “O realismo revelatório e a crítica à montagem”. In: XAVIER, I. O discurso cinematográfico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. p. 41-98.
  • Projeto “Profissão Repórter”

10 de agosto

  • Textos para discussão: “A vanguarda”; “O cinema-discurso e a desconstrução”. In: XAVIER, I. O discurso cinematográfico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. p. 99-164.
  • Projeto “Profissão Repórter”

24 de agosto

  • Textos para discussão: “As falsas dicotomias”; “Apêndix”; “As aventuras do dispositivo”. In: XAVIER, I. O discurso cinematográfico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. p. 165-208.
  • Projeto “Profissão Repórter”

14 de setembro

  • Textos para discussão: “Aqueles que filmamos: notas sobre a mise-en-scène documentária”; “A outra escuta: prática e teoria da entrevista”. In: COMOLLI, J-L. Ver e poder – a inocência perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008. p. 52-60; 86-89.
  • Projeto “Profissão Repórter”

21 de setembro

  • Textos para discussão: “Sob o risco do real”; “Mais verdadeiro que o verdadeiro: o cinema de John Cassavetes e a ilusão da vida”. In: COMOLLI, J-L. Ver e poder – a inocência perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008. p. 170-178; 224-229.
  • Projeto “Profissão Repórter”

19 de outubro – Oficina: Profissão Repórter

  • Mesa 1: Profissão Repórter e a cena audiovisual

– “Profissão Repórter: um panorama” (Daniele Gross e Paula Paschoalick)
– “De ‘Linha Direta’ a ‘Profissão Repórter’: margens cambiantes do telejornalismo contemporâneo” (Profa. Dra. Rosana de Lima Soares)
– “‘O Aprendiz’” da ‘Profissão: Repórter’ – estruturas narrativas e o ethos da competição/colaboração” (Ivan Paganotti)

  • Mesa 2: Profissão Repórter e a produção jornalística

– “Entrevista e seus personagens: a construção por meio do protagonismo do repórter” (Juliana Doretto e Renata Carvalho da Costa)
– “Bastidores da Notícia: o ponto de partida do Profissão Repórter” (Neide Arruda)

26 de outubro – Oficina: Profissão Repórter

  • Mesa 3: Estratégias Narrativas do Profissão Repórter

– “Cortes e enquadramentos para um ritmo frenético nas reportagens do Profissão Repórter” (Andrea Limberto)
– “Profissão Repórter: referencialidade e narrativização do discurso jornalístico” (Mariane Murakami)
– “O Testemunho do Fato: Estratégias Retóricas no Profissão Repórter” (Eliza Bachega Casadei e Rafael Duarte Oliveira Venancio)

  • Mesa 4: Jornalismo e Cena Enunciativa

– “Profissão Repórter: construção autoral e narrativização do ‘eu’” (Mariana Duccini)
– “Os desafios da convergência, os bastidores dos bastidores: Profissão Repórter e as mídias digitais” (Mariana Tavernari)
– “Quando a notícia vai além: desdobramentos do processo de reportagem de um programa jornalístico” (Cintia Liesenberg)

16 de novembro

  • Textos para discussão: MARIE, M.; JULLIER, L. Lendo as imagens do cinema. São Paulo: Senac, 2009.
  • Projeto “Profissão Repórter”

30 de novembro

  • Projeto “Profissão Repórter” – preparação de publicação e evento de apresentação dos resultados / lançamento no primeiro semestre de 2011

7 de dezembro

  • Encerramento

1º semestre de 2010

Pesquisa: “Profissão Repórter”

09 de março

  • Planejamento do semestre

23 de março

  • Organização dos trabalhos, escolha dos autores e definição de categorias do banco de dados

6 de abril

  • Definir projeto “Profissão Repórter”
  • Texto para discussão: SERELLE, M. “Metatevê: a mediação como realidade apreensível”.  Matrizes, v. 2, n. 2, jan./jun. 2009, p. 167-179.

20 de abril

  • Discussão do projeto Profissão Repórter. Tutoriais e preparação da lista de episódios, banco de dados e comunidade ning.
  • Texto para discussão: FIGUEIREDO, V. L. F. “Encenação da realidade: fim ou apogeu da ficção?“. Matrizes, v. 3, n. 1, ago./dez. 2009. p. 131-143.

4 de maio

  • Textos para discussão: RESENDE, F. “A narratividade do discurso jornalístico: A questão do outro“. Rumores, v. 3, n. 2.
  • Leitura paralela: XAVIER, I. O discurso cinematográfico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
  • Fechar projeto do Profissão Repórter, divisão dos programas a partir da lista de episódios para inserção no banco de dados, propostas para substituir rede ning

18 de maio

1 de junho

  • Projeto “Profissão Repórter”
  • Texto para discussão: “Introdução”; “A janela do cinema e a identificação”; “A decupagem clássica”. In: XAVIER, I. O discurso cinematográfico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. p. 13-40.

22 de junho

  • Projeto “Profissão Repórter”
  • Texto para discussão: “Do naturalismo ao realismo crítico”; “O realismo revelatório e a crítica à montagem”. In: XAVIER, I. O discurso cinematográfico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. p. 41-98.

29 de junho

  • Encerramento do semestre: planejamento das atividades do segundo semestre.

2º semestre de 2009

Derrida

18 de agosto: Estruturalismo e Fenomenologia em Jacques Derrida

  • Leituras indicadas:
    • DERRIDA, J. “Estrutura, Signo e Jogo no Discurso das Ciências Humanas”. In: MACKSEY, R. & DONATO, E. A Controvérsia Estruturalista. p.260-277.
    • DERRIDA, J. “Meaning and Representation”. In: DERRIDA, J. Speech and Phenomena. p. 48-59.

25 de agosto: Escritura e Cultura em Jacques Derrida

  • Leitura indicada: DERRIDA, J. “Do Suplemento à Fonte: a teoria da Escritura”. In: DERRIDA, J. Gramatologia. p.327-386.

Agamben

22 de setembro

  • Leituras indicadas:
    • AGAMBEN, G. “Força-de-Lei”. In: AGAMBEN, G. Estado de exceção. São Paulo: Boitempo, 2004, p. 52-63.
    • AGAMBEN, G. “Elogio da profanação”. In: AGAMBEN, G. Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007, p. 65-79.

29 de setembro

  • Leituras indicadas:
    • AGAMBEN, G. “Fábula e história”. In: AGAMBEN, G. Infância e história: destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte: UFMG, 2005, p. 151-158.
    • AGAMBEN, G. “A Barreira e a dobra”. In: AGAMBEN, G. Estâncias: a palavra e o fantasma na cultura ocidental. Trad. S. Assmann. Belo Horizonte: UFMG, 2007, p. 240-250.

Bhabha

13 de outubro

  • Leitura indicada: BHABHA, H. K. “Introdução”; “Freedom’s basis in the Indeterminate”. In: O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

27 de outubro

  • Leitura indicada: BHABHA, H. K. “A Outra questão – o estereótipo, a discriminação e o discurso do colonialismo”. In: O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

Zizek

10 de novmebro

  • Leitura indicada: ZIZEK, S. “Why does a Letter always arrive at its destination?”. In: Enjoy your symptom! Jacques Lacan in Hollywood and out. New York: Routledge, 2001, p. 1-28.

24 de novembro

  • Leituras indicadas:
    • ZIZEK, S. “Introdução”. In: A visão em paralaxe. São Paulo: Boitempo Editorial, 2008.
    • ZIZEK, S. “Introdução: a tinta que falta”; “Paixões do Real, paixões do Semblante”; “Conclusão: O cheiro do amor”. In: Bem-vindo ao deserto do real. Boitempo Editorial, 2003.

1º semestre de 2009

Lotman

17 de março

  • Leitura indicada: LOTMAN, I. “Semiotic space”, “The notion of boundary”. In: LOTMAN, I. Universe of the mind: a semiotic theory of culture. Indianapolis: Indiana University Press, 2000. p. 123-142.

31 de março

  • Leituras indicadas:
    • LOTMAN, I. “Literatura y mitología”. In: LOTMAN, I. La semiosfera I – Semiótica de la cultura y del texto. Madrid: Ediciones Cátedra, 1996. p. 190-213.
    • FIORIN, J. L. “Relações entre sistemas no interior da semiosfera”. In: MACHADO, I. (org.). Semiótica da cultura e semiosfera. São Paulo: Annablume, 2007. p. 175-204.

Pêcheux

14 de abril

  • Leituras indicadas:
    • Leituras indicadas: ORLANDI, E. “Michel Pêcheux e a Análise do Discurso”. Estudos da Língua(gem), n. 1, jun. 2005. p. 9-13.
    • PÊCHEUX, M. “Discurso e ideologias”. In: PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Ed. Unicamp, 1988. p.143-180.

28 de abril

  • Leitura indicada: PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas: Pontes, 2008.

Marcuse

19 de maio: A Leitura de Freud e Marx por Herbert Marcuse: Formações Identitárias

  • Leituras indicadas:
    • MARCUSE, H. “A Dialética da Civilização”. In: MARCUSE, H. Eros e a civilização. Rio de Janeiro: Zahar, 1968 [1955], p. 83-103.
    • MARCUSE, H. “Marx: trabalho alienado”. In: MARCUSE, H. Razão e Revolução. Rio de Janeiro: Saga, 1969 [1941], p. 250-262.

2 de junho: Consciência Infeliz e Dessublimação Repressiva na Sociedade Unidimensional

  • Leituras indicadas:
    • MARCUSE, H. “A conquista da consciência infeliz: dessublimação repressiva”. In: MARCUSE, H. A ideologia da sociedade industrial. Rio de Janeiro: Zahar, 1967 [1964], p. 69-91.
    • MARCUSE, H. “Sobre o caráter afirmativo da cultura”. In: MARCUSE, H. Cultura e Sociedade. vol. 1, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997 [1937], p. 89-136.

Bauman

16 de junho

  • Leituras indicadas:
    • BAUMAN, Z. “Prefácio: Ser leve e líquido”. In: BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999. p. 7-22.
    • SMITH, D. “Bauman´s vision of modernity and postmodernity”. In: SMITH, D. Zygmunt Bauman: prophet of postmodernity. Cambridge: Polity Press, 1999. p.136-166.

30 de junho

  • Leituras indicadas:
    • BAUMAN, Z. “Identidade no mundo globalizante”. A sociedade individualizada: vidas contadas e histórias vividas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008. p. 178-193.
    • BAUMAN, Z. “Ideologia no mundo pós-moderno”, “Tradição e autonomia no mundo pós-moderno”, “Pós-modernidade e a crise moral e cultural”. In: BAUMAN, Z. Em Busca da Política. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000. p. 114-156.
    • BAUMAN, Z. “Identidade”. In: BAUMAN, Z. Identidade – entrevista a Benedetto Vecchio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005. p. 15-21.

2º semestre de 2008

Bakhtin

28 de agosto

  • Apresentação sobre obras do autor.
  • Leitura indicada: BAKHTIN, M. “Introdução: Apresentação do problema”. In: BAKHTIN, M. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec, 1987. p. 1-50.

18 de setembro

  • Leitura indicada: BAKHTIN, M. “Capítulo Terceiro: As formas e imagens da festa popular na obra de Rabelais”, “Capítulo Sétimo: As imagens de Rabelais e a realidade do seu tempo”. In: BAKHTIN, M. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec, 1987. p. 171-241, 385-419.

25 de setembro

  • Leitura indicada: BAKHTIN, M. “O romance polifônico de Dostoiévski e seu enfoque na crítica literária”, “O discurso em Dostoiévski” In: BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008. p. 3-51, 207-310.

Maingueneau

09 de outubro

  • Apresentação sobre obras do autor.
  • Leitura indicada: MAINGUENEAU, D. Gênese do discurso. São Paulo: Parábola, 2008.

23 de outubro

  • Leitura indicada: MAINGUENEAU, D. Gênese do discurso. São Paulo: Parábola, 2008.

Fairclough

6 de novembro

  • Contextualização sobre principais obras do autor e princípios de Análise de Discurso Crítica (ADC)
  • Leitura indicada: RESENDE, V.; RAMALHO, V. C. V. S. “Análise de discurso crítica: uma reflexão acerca dos desdobramentos recentes da teoria social do discurso”. Revista Latinoamericana de Estudos do Discurso. v. 5, n. 1, 2005.

20 de novembro

  • Leitura indicada: FAIRCLOUGH, N. “Teoria social do discurso”, “Análise textual: a construção da realidade social”. In: FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001. p. 89-131, 211-246.

27 de novembro

  • Leitura indicada: FAIRCLOUGH, N. “Discurso e mudança social nas sociedades contemporâneas”, “A prática da análise de discurso”. In: FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001. p. 247-274, 275-293.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s