Anos anteriores

Segundo semestre de 2022

09 de agosto: Seminário de pesquisa | Metodologia
Caio Lamas e Eduardo Paschoal (PPGMPA/ECA-USP)
das 14h às 16h

Seminário de pesquisa_2ºsemestre

23 de agosto: Seminário de pesquisa | Metodologia
Juliana Gusman e Sofia Franco (PPGMPA/ECA-USP)
das 14h às 16h

Seminário de pesquisa_23agosto

15 de setembro: Seminário de pesquisa
Apresentação dos resultados de pós-doutorado
Carlos Gonçalves (ECA-USP)

das 14h às 16h

Seminário de pesquisa_15setembro

22 de setembro: Leituras Críticas | Campo / Habitus
Pierre Bourdieu e suas interpretações
Ivan Paganotti e Thiago Venanzoni 
das 14h às 16h

LeiturasCriticas_setembro22

11 de outubro: Seminário de pesquisa
Apresentação dos resultados de pós-doutorado e de iniciação científica
Jennifer Serra (ECA-USP) e Bruno Militão (CJE/ECA-USP)

das 14h às 16h

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18 de outubro: Seminário de pesquisa | Metodologia
Thiago Venanzoni e Natalia Engler (ECA-USP)

das 14h às 16h

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08 de dezembro: Leituras Críticas | Ética
Cintia Liesenberg e Rosana Soares

Seminário de pesquisa | Metodologia
Maressa Basso e Stella Alves (PPGMPA/ECA-USP)

das 14h às 16h30

6oencontro_Seminário de pesquisa_2ºsemestre


Primeiro semestre de 2022

divulgação_leituras_todos_encontros

22 de março: Reunião de planejamento (14h30-17h)

12 de abril: Leituras Críticas
Conceitos para uma crítica de mídia: dos clássicos aos contemporâneos
das 14h30 às 16h30

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Textos indicados

DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo. Trad. Eloisa de Araújo Ribeiro. Revisão filosófica de Renato Janine Ribeiro. São Paulo, Brasiliense, 2005.
Proposta inicial de leitura: Cinema, corpo e cérebro, pensamento. p. 227-257.

OYěWÙMÍ, Oyèrónkẹ́. A invenção das mulheres: construindo um sentido africano para os discursos ocidentais de gênero. Trad. Wanderson Flor do Nascimento. 1. ed. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.
Proposta inicial de leitura: Imagens da história: arte oyó e o olho generificado. p. 173-183, Traduzindo culturas. p. 240-247.

BUTLER, Judith. Criticamente subversiva. In: JIMÉNEZ, Rafael Nérida. Sexualidades Transgressoras: uma antologia de estudios queer. Barcelona, Icaria editorial, 2002. p. 55-81.

10 de maio: Leituras Críticas
Conceitos para uma crítica de mídia: dos clássicos aos contemporâneos
das 14h30 às 16h30

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Textos indicados

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. In: Obras escolhidas I. São Paulo: Brasiliense, 1987.

LONGMAN, Gabriela; VIANA, Diego. Rancière: “A política tem sempre uma dimensão estética”. Revista cult, 2010.

Rancière: ‘A política tem sempre uma dimensão estética’

RANCIÉRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012. p. 51-81.

14 de junho: Leituras Críticas
Conceitos para uma crítica de mídia: dos clássicos aos contemporâneos
das 14h30 às 16h30

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Textos indicados

FANON, Frantz. A violência. In: Os condenados da terra. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 1968. p. 23-74.

VERGÈS, Françoise. O impasse do feminismo punitivista. In: Uma teoria feminista da violência: por uma política antirracista da proteção. São Paulo: Ubu, 2021. p. 77-124.

05 de julho: Leituras Críticas
Conceitos para uma crítica de mídia: dos clássicos aos contemporâneos
das 14h30 às 16h30

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Textos indicados

GRAMSCI, Antonio. Análise das situações. Relações de força. In: Maquiavel, a política e o estado moderno. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989. p. 43-54.

______. Relações entre ciência-religião-senso comum. In: Concepção dialética da história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978. p. 14-30.

LACLAU, Ernesto; MOUFFE, Chantal. Além da positividade do social: antagonismos e hegemonia. In: Hegemonia e estratégia socialista: por uma política democrática radical. São Paulo: Intermeios, 2015. p. 163-230.

Leitura complementar:
HALL, Stuart. A relevância de Gramsci para o estudo de raça e etnicidade. In: Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003. p. 294-334.

Segundo semestre de 2021

17 de agosto: Reunião de planejamento, das 15h às 17h

14 de setembro: Leituras Críticas: seminários de pesquisa, das 14h30 às 17h

leituras_criticas_seminarios Reunião dia 14 de setembro

Terça-feira

das 14h30 às 17h

19 de outubro: Leituras Críticas: seminários de pesquisa, das 14h30 às 17h

leituras_criticas_seminarios Reunião dia 19 de outubro

Terça-feira

das 14h30 às 17h

09 de novembro: Reunião de planejamento, das 15h às 17h

26 de novembro: II Seminário Intergrupos da Rede Metacrítica

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7 de dezembro: Evento de encerramento de semestre

Primeiro semestre de 2021

16 de março: Reunião de planejamento

13 de abril: Leituras Críticas: Pesquisas em andamento

leitura_edu Ancoragem, engate e a análise do cinema brasileiro recente por meio de uma rede de ruídos

Eduardo Paschoal (Doutorando – PPGMPA – ECA/USP)

A apresentação tem por objetivo relatar o percurso metodológico da pesquisa de doutorado em andamento, a partir de três etapas: do projeto à banca de qualificação; a experiência de doutorado sanduíche; e a fase atual, de escrita da tese. Com o intuito de analisar a produção recente do cinema brasileiro (2012-2018) por meio de sua relação com o político e o social, o estudo se propõe a compreender dois movimentos iniciais, o de ancoragem, da obra em direção ao seu contexto, e de engate, dos espectadores para os objetos audiovisuais. Além deles, a análise foi ampliada para os ruídos gerados pelas obras e ao redor delas em seu contexto de circulação crítica. A roda de conversa buscará relatar esse trajeto e dialogar sobre seus possíveis desdobramentos.

23 de abril: Oficina Lattes: tudo o que você sempre quis atualizar, mas não sabia como preencher

Prof. Dr. Ivan Paganotti – PósCom/Umesp – MidiAto/ECA-USP – Rede Metacrítica
lattes Esta oficina prática explica por que (e como) atualizar seu currículo em plataformas como Lattes, ORCID, Academia.edu e ResearchGate. A avaliação quadrienal da Capes demanda que os programas de pós-graduação apresentem dados atualizados da produção intelectual de seus docentes e discentes por meio da plataforma Sucupira. Além do reconhecimento na área, bons resultados nessas avaliações impactam diretamente o acesso a bolsas e outros apoios institucionais; resultados insatisfatórios podem levar ao fechamento de programas, o descredenciamento de orientadores e perda de bolsas para alunos. Entretanto, nem sempre é fácil preencher os formulários usados como base para essa coleta de dados – como a plataforma Lattes.

Acesse pelo canal do MidiAto no Youtube

11 de maio: Leituras Críticas: Pesquisas em andamento

pesquisas_thiago Diversidade social e políticas culturais: práticas discursivas e coletivas no audiovisual brasileiro contemporâneo

Thiago Venanzoni (Doutorando – PPGMPA – ECA/USP)

A tese investiga os novos arranjos de produção em coletivos no audiovisual brasileiro na década de 2010 por meio de suas práticas discursivas e de um circuito acionado por meio de políticas culturais. A hipótese da pesquisa indaga se, ao tematizar as identidades a partir dos territórios, raça, classe e gênero, a ideia de diversidade social presente nesse circuito e advinda dessas obras baliza, na cultura, formas renovadas de organização da produção e distribuição. Na conclusão do trabalho, afirma-se em como o reconhecimento se coloca como categoria social em narrativas audiovisuais a partir dos pontos de relação entre o sentido de coletivo nas produções, as hibridações estéticas e as políticas que possibilitaram essas organizações e práticas no audiovisual brasileiro. Na apresentação o pesquisador comentará sobre o processo e a metodologia desta pesquisa. 

19 de maio: Rumores em Debate: Crítica de TV

rumores_debate_calendário Rumores em debate: com Mauricio Stycer e as autoras e autores do dossiê Ficções Televisivas, da Revista Rumores
O grupo de estudos MidiAto/ECA-USP promove o encontro RuMoRes em Debate: Dossiê Ficções Televisivas no dia 19/5, das 15h às 17h.
O evento de lançamento do nº 28 da revista RuMoRes contará com a presença do jornalista e crítico de TV no UOL Maurício Stycer, que ministrará uma palestra sobre seu trabalho e sobre o livro “Adeus, controle remoto: uma crônica do fim da TV como a conhecemos”, além dos autores dos dez artigos que compõem o dossiê, que debatem diferentes aspectos e objetos das ficções na TV.

Para receber o link para participar do evento, preencha seus dados no formulário disponível aqui.

O Dossiê Ficções Televisas da revista RuMoRes está disponível online.

25 de junho: Encontro da Rede Metacrítica
Reunião interna com todos os grupos de pesquisa que integram a Rede Metacrítica, das 16h às 18h.

6 de julho: Reunião do MidiAto
Encontro de encerramento do semestre e planejamento das próximas atividades do grupo, das 14h30 às 17h30.

Segundo semestre de 2020

Leituras Críticas
Grupo de estudos com discussões de textos teóricos e pesquisas em andamento na pós-graduação.

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Ciclo “RuMoRes em Debate

Os encontros debatem trabalhos publicados nos últimos anos do periódico editado pelo MidiAto: a revista RuMoRes

11 de agosto – Abertura do semestre

1 de setembro – Reunião de preparação

15 de setembro, 14h30 – Apresentações:

29 de setembro, 14h30 – Apresentações:

17 de novembro, 14h30 – Apresentações:

17 de dezembro, 15h – Encerramento de semestre e lançamento de livros

I Seminário Intergrupos da Rede Metacrítica: MidiAto e Mídia e Narrativa
Dias 16 e 30 de outubro de 2020, das 16h às 18h

feed_1.mp4_snapshot_00.03.433Inscrições no link: (inscrições encerradas)

16/10: “Cinema e Trabalho”
Participação de Rosana Soares (ECA/USP) e Marcio Serelle (PUC Minas)

30/10: “Narrativas contra-hegemônicas no contexto pandêmico”
Participação de Glaura Cardoso (PUC Minas), Caio Túlio Padula Lamas (ECA/USP), Eduardo Paschoal (ECA/USP) e Thiago Siqueira Venanzoni (ECA/USP)

Primeiro semestre de 2020

leituras

Ciclo “Abordagens Metodológicas”

  • 10 de março: reunião de planejamento
  • 17 de março: apresentação de Caio Lamas (doutorando PPGMPA-ECA/USP) e Nara Lya Cabral Scabin (doutoranda PPGCOM-ECA/USP)
  • 22 de abril: apresentação de Fernanda Elouise Budag (doutora PPGCOM-ECA/USP) e Thiago Siqueira Venanzoni (doutorando PPGMPA-ECA/USP)
  • 5 de maio: apresentação de Sofia Franco Guilherme (doutoranda PPGMPA-ECA/USP)
  • 19 de maio: apresentação de Amanda Souza de Miranda (pós-doutoranda – ECA/USP) e Vivyane Garbelini Cardoso (doutoranda PPGMPA-ECA/USP)
  • 09 de junho: apresentação de Aline Silva de Senzi (mestranda PPGMPA-ECA/USP) e Eduardo Paschoal de Sousa (doutorando PPGMPA-ECA/USP)
  • 16 de junho: apresentação de Natalia Engler Prudencio (mestranda PPGMPA -ECA/USP) e Juliana Gusman (doutoranda PPGMPA-ECA/USP)
  • 30 de junho: Oficina “Pensar metodologicamente: práticas de estruturação de pesquisas em comunicação” – Parte 1, com Gislene Silva (professora da UFSC)
  • 7 de julho: Oficina “Pensar metodologicamente: práticas de estruturação de pesquisas em comunicação”, com Gislene Silva (professora da UFSC), e encerramento do ciclo.

Segundo semestre de 2019

MidiAto

  • 8 de outubro: reunião de planejamento
  • 26 de novembro: lançamento do livro “Produtos midiáticos, práticas culturais e resistências”, organizado pelo MidiAto e pelo grupo de pesquisa Comunicação e Sociedade do Espetáculo, da Faculdade Cásper Líbero. Palestra do professor Cláudio Coelho, da Cásper Líbero: “Cultura e Resistência no Brasil: do moderno ao pós-moderno e do pós-moderno ao…”.

Leituras Críticas
Grupo de estudos com discussões de textos teóricos e pesquisas em andamento na pós-graduação.

  • 20 de agosto: apresentação com base no artigo:
    – SAUNDERS, M. “Autobiografiction: Experimental Life-Writing from the
    Turn of the Century to Modernism”. Literature Compass 6/5, 2009.

Discussão: “Ficcionalização de histórias de vida: reflexões sobre o conceito de ‘autobiograficção” – Jennifer Serra (pós-doutoranda ECA/USP)

  • 17 de setembro: apresentação com base nos textos:
    – LOPES, M. I. V. “Jesús Martín-Barbero e os mapas essenciais para compreender a comunicação”. Intexto, Porto Alegre, n. 43, p. 14-23, set./dez. 2018.
    – MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: comunicação. cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.

Discussão: “Mediações como conceito articulador entre comunicação e cultura” – Sofia Franco Guilherme (doutoranda PPGMPA-ECA/USP)
Resumo: A discussão apresenta a mediação enquanto conceito chave para articular as relações entre comunicação e cultura. Com Martín-Barbero, deslocamos os questionamentos a respeito dos meios de comunicação para o debate de suas mediações.

  • 15 de outubro: apresentação com base nos textos:
    – HALL, S. A relevância de Gramsci para o estudo de raça e etnicidade. In: HALL, S. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003. p. 294-334.
    – MORAES, D. Comunicação, hegemonia e contra-hegemonia: a contribuição teórica de Gramsci. REVISTA DEBATES, Porto Alegre, v.4, n.1, p. 54-77, jan.-jun. 2010.
    – ROCHA, S.M. Entre a ideologia, a hegemonia e a resistência:dos modos de endereçamento como um diálogo entre a produção e a audiência de produtos audiovisuais. In: Anais da XIX Compós, 2010, Rio de Janeiro.

Discussão: “Hegemonia: polissemias e pensamento metodológico na comunicação” – Amanda Miranda (pós-doutoranda ECA/USP)
Resumo: O conceito de hegemonia é bastante usado nos estudos em comunicação, muitas vezes sem que se debata seu lastro teórico. Trataremos do conceito a partir das contribuições de Gramsci lido por alguns de seus intérpretes do campo comunicacional, pensando também em suas aplicações no pensar metodológico para objetos audiovisuais.

  • 5 de novembro: apresentação com base nos textos:
    – BANET-WEISER, Sarah. “The funhouse mirror”. Empowered: Popular Feminism and Popular Misoginy. Durhan: Duke University Press, 2018.
    – BERTH, Joice. O que é empoderamento? São Paulo, Pólen: 2019 (coleção Feminismos Plurais).
    – COLLINS, Patricia Hill. “Por uma política de empoderamento”. In: Pensamento feminista negro: conhecimento, consciência e a política do empoderamento. São Paulo: Boitempo, 2019.

Discussão: “Leituras críticas: empoderamento” – Natalia Engler Prudencio (mestranda PPGMPA-ECA/USP)
Resumo: O conceito de empoderamento vem se tornando palavra de ordem para vários feminismos e hoje se aplica tanto à política quanto à economia de lutas identitárias e visibilidades midiáticas. Desse modo, cabe recuperar o histórico de seu uso e problematizar eventuais apropriações pelo senso comum. O conceito será pensado dentro de uma perspectiva de justiça social construída em grande parte pelo feminismo negro e também no contexto da comoditização dos feminismos (BANET-WEISER, 2015).

Primeiro semestre de 2019

MidiAto

  • 12 de março: reunião de planejamento
  • 9 de abril: reunião de planejamento
  • 23 e 30 de abril: III Simpósio Linguagem e Práticas Midiáticas: Crítica das representações e mediações
  • 4 de junho: reunião interna
  • 25 de junho: Debate e lançamento dos e-books que reúnem textos da Profa. Dra. Mayra Rodrigues Gomes (ECA/USP e uma das líderes do MidiAto). O evento contou com a presença da autora, professores e alunos.


Leituras Críticas

Grupo de estudos com discussões de textos teóricos e pesquisas em andamento na pós-graduação.

  • 19 de março: reunião de planejamento
  • 21 de maio: discussão com base no texto de Ruth Amossy:

– AMOSSY, R. “Gerir o desacordo em democracia: por uma retórica do dissenso“. In: Apologia da polêmica. São Paulo: Editora Contexto, 2017, pp. 17-42.

Discussão:“Dissensos na circulação das obras: uma ideia de ruído” – Eduardo Paschoal (doutorando PPGMPA-ECA/USP)
Resumo: O propósito dessa reflexão é compreender como obras recentes do cinema nacional estimulam ruídos e algumas interpretações específicas, que alteram sua leitura, possibilitando mudanças em seu tecido narrativo, mesmo a partir de elementos que não estavam, necessariamente, nos filmes. Essas interferências extra-obra são importantes para examinar quais as interpretações que se destacam em uma circulação crítica da obra, e como elas se articulam no espaço público.

  • 18 de junho: discussão com base em duas obras:

– MARTÍN-BARBERO, J. “Diversidade em convergência”. Matrizes, v. 8, n. 2, p. 15-33, 17 dez. 2014.

Discussão:“Diversidade, um emblema do discurso” – Thiago Siqueira Venanzoni (doutorando PPGMPA-ECA/USP)
Resumo: O presente texto apresenta o problema conceitual que se coloca à diversidade como categoria analítica e crítica. Para essa apresentação abordou-se em Renato Ortiz, em seu livro Universalismo e diversidade (2015), a diversidade como um emblema na modernidade-mundo. Em Jesus Martin-Barbero, no artigo Diversidade em convergência, a relação entre globalização perversa e fabular e as brechas abertas pelas diversidades.

– MARINO, A.S. “Do infans ao ‘menor’ à concepção de criança e adolescente como sujeitos de direitos”. Mnemosine, v. 9, n. 2, p. 54-79, 2013.

Discussão:Delinquente, menor ou jovem em conflito com a lei? Disputas discursivas em torno da juventude periférica” – Caio Lamas (doutorando PPGMPA-ECA/USP)

  • 2 de julho: apresentações com base nos textos:

– BANET-WEISER, S., et al. Postfeminism, popular feminism and neoliberal feminism? Sarah Banet-Weiser, Rosalind Gill and Catherine Rottenberg in conversation. Feminist Theory, 2019.
– BANET-WEISER, S. Keynote Address: Media, Markets, Gender: Economies of Visibility in a Neoliberal Moment. Keynote Address: Media, Markets, Gender:
Economies of Visibility in a Neoliberal Moment, The Communication Review, 18:1, 53-70, 2015.

Discussão: “Feminismos e visibilidades” – Natalia Engler Prudencio (mestranda PPGMPA-ECA/USP)
Resumo: A apresentação se propõe a discutir o conceito de visibilidade enquanto empregado para tratar da emergência de feminismos na mídia contemporânea e apontar as dificuldades de tomar tal conceito como condição de partida para a análise, pois esta visibilidade se dá em diferentes modalidades, que devem ser delimitadas a partir da crítica a um objeto empírico específico.

– RIBEIRO, D. Lugar de fala. São Paulo: Sueli Carneiro e Editora Pólen, 2019.

Discussão: “Notas sobre lugar de fala” – Vivyane Garbelini (doutoranda PPGMPA-ECA/USP)

Segundo semestre de 2018

7 de agosto: planejamento do semestre

28 de agosto: preparação para os eventos acadêmicos do semestre

11 de setembro: preparação para os eventos acadêmicos do semestre

18 de setembro: preparação para os eventos acadêmicos do semestre

27 e 28 de setembro: 2º Simpósio de Crítica de Mídia

9 de outubro: planejamento interno

13 de dezembro: Debate “Coletivos juvenis em São Paulo: emergências e resistências”, com Silvia Borelli (PUC-SP)

Primeiro semestre de 2018

Ciclo Cartografias da Crítica

13 de março: escolha do tema e planejamento inicial do projeto

20 de março: definição do projeto e das etapas de trabalho

10  de abril: pesquisa e organização dos eixos temáticos

17 de abril: preparação do evento com apresentação de propostas de trabalho

15 de maio

  • Leitura e debate:
    • HAMBURGER, E. “Política da Representação”. Contracampo, n.8, p.49-60, 2003. Disponível em: http://www.contracampo.uff.br/index.php/revista/article/download/431/344.
    • Leitura complementar: MAZZARA, B. Estereotipos y Prejuicios. Madrid: Acento Editorial, 1999.
    • BUTLER, J. “Um relato de si”. In: Relatar a si mesmo – crítica da violência ética. Editora Autêntica, p. 13-56.

12 de junho

  • Leitura e debate:
    • MAINGUENEAU, D. “A polêmica como interincompreensão”. In: Gênese dos discursos. São Paulo: Parábola, 2008, p. 99-118.
    • RANCIÈRE, J. “Da partilha do sensível e das relações que estabelece entre política e estética”. In: A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Editora 34, 2009, p.15-26.
    • RANCIÈRE, J. “Paradoxos da arte política”. In: O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2017, p. 51-81.

19 de junho

  • Leitura e debate:
    • BROOKS, P. The melodramatic imagination: Balzac, Henry James, melodrama and the mode of excess. Londres: Yale University Press, 1995.
    • CARVALHO, R. ; SAMPAIO, I. V. ; Marôpo, L. “Entre a dor e a superação: adolescentes com câncer discutem sua representação nas notícias”. Animus (Santa Maria. Online) , v. 15, p. 224-240, 2016.
    • CERTEAU, M. “II. A operação historiográfica”. In: A escrita da História. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982, p. 56-104.
    • GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1975.
    • TANDOC JR, Edson C.; LIM, Z.W.; LING, R. “Defining ‘Fake News’ – A typology of scholarly definitions”. Digital Journalism, v. 6, n. 2, p. 137-153, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1080/21670811.2017.1360143.

26 de junho:

  • Seminário Pensar metodologicamente: práticas de estruturação de pesquisas em comunicação, com Gislene Silva (UFSC). Veja abaixo os textos indicados:

Segundo semestre de 2017

Ciclo Cartografias da Crítica

29 de agosto

  • Leitura e debate: “Os populares entre demandas sociopolíticas e afirmação de identidades”, por Andrea Limberto (MidiAto). Leitura indicada: ERREJÓN, I.; MOUFFE, C. Construir pueblo: hegemonía y radicalización de la democracia. Barcelona: Icária, 2015. p. 83-106.

26 de setembro

24 de outubro

5 de dezembro

14 de dezembro

  • Debate e lançamento: “Mediações críticas: representações na cultura midiática”, com Rosana de Lima Soares, Marcio Serelle, Ercio Sena e Mayra Rodrigues Gomes. Leitura indicada: SERELLE, M.; SOARES, R. L. “Mediações críticas: representações na cultura midiática“. São Paulo, ECA-USP, 2017.

Grupo de Estudo Leituras Críticas 

15 de agosto

  • Leitura e debate: NICHOLS, B. “A voz do documentário”. In: RAMOS, F. P. (org.). Teoria Contemporânea do Cinema: documentário e narratividade ficcional. v. 2. São Paulo: Editora Senac, 2005.

12 de setembro

  • Leitura e debate: HOOKS, B. “The opositional gaze”. In: Black looks: race and representation. Boston: South End Press, 1992, p. 115-131.
  •  A 13ª emenda. Dir. Ava DuVernay. Netflix, 2016. Documentário.

10 de outubro

14 de novembro

  • Leitura e debate: “Construídas e Representadas: a mulher na teledramaturgia brasileira”. Leitura indicada: GROSS, D. EntreGênerosrepresentações do feminino na teledramaturgia brasileira. Tese de doutorado. Escola de Comunicações e Artes da USP, 2016.

Primeiro semestre de 2017

Ciclo Cartografias da Crítica

21 de março

  • Leitura e debate: HARTLEY, D. The politics of style: towards a marxist poetics. Boston: Brill, 2016, p. 1-10.

6 de abril

  • Debate: “Entretenimento e jornalismo: abordagens críticas”, com Gislene Silva (UFSC) e Marcio Serelle (PUC Minas).

18 de abril

  • Leitura e debate: SANTOS, B. S. “Politizar a política e democratizar a democracia”. In: A difícil democracia: reinventar as esquerdas. São Paulo: Boitempo, 2016.

16 de maio

  • Palestra: “Renato Ortiz: um olhar sociológico sobre a cultura”, por Eduardo Vicente (ECA/USP).

20 de junho

  • Palestra: “Fake News e pós-verdade: mídia alternativa em tempos de fatos alternativos”, por Ivan Paganotti (MidiAto).

Grupo de Estudo Leituras Críticas 

21 de março

18 de abril

9 de maio 

  • Leitura e debate: SONTAG, S. Contra a interpretação. Porto Alegre: L&PM, 1987, p. 11-23.

23 de maio

27 de junho
  • Leitura e debate: ELSAESSER, T.; HAGENER, M. Film theory: an introduction through the senses. Nova York: Routledge, 2010.

Segundo semestre de 2016

16 de agosto

  • Leitura e debate: BARBERO, J. M. B. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro. UFRJ, 1997.

13 de setembro

  • Leitura e debate:
    • RANCIÈRE, J. “As imagens querem realmente viver?”. In: ALLOA, E. Pensar a imagem. Autêntica, 2015.
    • MITCHELL, W. J. T.  “O que as imagens realmente querem?”. In: ALLOA, E. Pensar a imagem. Autêntica, 2015.
    • SILVERSTONE, R. “Complicity and collusion in the mediation of everyday life”. New Literary History, n. 33, 2002. p. 761-780.
    • SERELLE, M. “A ética da mediação: aspectos da crítica da mídia em Roger Silverstone“. Matrizes, v. 10, n. 2, mai./ago. 2016, p. 75-90.

20 de setembro

18 de outubro

  • Apresentação da pesquisa TIC Cultura, do Cetic.br (CGI.br), por Juliana Doretto.

25 de outubro

  • Palestra: “O gênero que não ousa dizer seu nome: considerações sobre o horror no cinema contemporâneo brasileiro”, por Laura Cánepa (Universidade Anhembi Morumbi).

Primeiro semestre de 2016

12 de abril

  • Palestra: “‘Fala connosco!’: o jornalismo infantil e a participação das crianças, em Portugal e no Brasil”, por Juliana Doretto.

10 de maio

  •  Palestra: “Deleuze e a Criação de Conceitos”, por Mayra Rodrigues Gomes (MidiAto).

24 de maio

  • Palestra: “Tensividade e circuito dos afetos”, por José Luiz Aidar Prado (PUC-SP).

14 de junho

  • Palestra: “A pesquisa em ciências da comunicação na França: posicionamentos metodológicos e estado da arte, por Elizabeth Nicolau Saad Corrêa (Com+).
  • Palestra: “Consumo e vivência de alteridade no entretenimento factual televisivo: As representações do outro em ‘A Liga’ e ‘O Mundo Segundo os Brasileiros'”, por José Augusto Mendes Lobato.

Segundo semestre de 2015

29 de setembro

  • (Perspectivas sobre a crítica) Palestra: “Por uma crítica de variedades e uma ordem do desgosto”, por Andrea Limberto (MidiAto). Leitura indicada: LEENHARDT, J. “Crítica de arte e cultura no mundo contemporâneo”. In: MARTINS, M. H. (org.). Rumos da crítica. São Paulo: Senac, 2007.
  • Apresentação de pesquisa: “Da grande reportagem ao escândalo político: os percursos do jornalismo investigativo no Brasil”, por Seane Melo. Leitura indicada: MELO, S. A. “Da grande reportagem ao escândalo político: os percursos do jornalismo investigativo no Brasil”. II Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo. Universidade Anhembi-Morumbi, 02-4/7/2015.

13 de outubro

  • (Perspectivas sobre a crítica) Palestra “Crítica como engajamento: a perspectiva da Análise Crítica do Discurso”, por Nara Lya Cabral. Leitura indicada: FAIRCLOUGH, N. “’Political correctness’: the politics of culture and language”. Discourse & Society, v. 14, n. 1, p. 17-28, 2003.
  • Apresentação de pesquisa: “Questão de gosto: o discurso da arte no jornalismo impresso”, por Natália Favrin Keri. Leitura indicada: KERI, N. “‘Odiar Romero Britto é fácil’: a relação entre culturas erudita e de massas no caderno ilustrada da Folha de S. Paulo”. São Paulo. 10⁰ Interprogramas de Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero, 2015.

10 de outubro

  • Apresentação de pesquisa: “Viver é envelhecer: a compreensão de uma época pelo estudo dos discursos sobre velhice e longevidade”, por Cíntia Liesenberg.

1 de dezembro

  • (Perspectivas sobre a crítica) Palestra “Crítica de mídia e a tradição da teoria crítica”, por Ivan Paganotti. Leitura indicada: BARBOSA, B.; MODÉ, G. (eds.). “O poder da mídia e o poder do público”; “O direito de exigir direitos“. In: A sociedade ocupa a TV: o caso direitos de resposta e o controle público da mídia. São Paulo: Intervozes, 2007.
  • Apresentação de pesquisa: “Pesquisadores brasileiros em periódicos científicos de Ciências da Comunicação”, por Renata Costa. Leitura indicada: DELGADO, E.; REPISO, R. “The impact of scientific journals of communication: comparing Google Scholar Metrics, Web of Science and Scopus”. Comunicar, n. 41, v. XXI, 2013, Scientific Journal of Media Education.
  • Apresentação de pesquisa: “Imagens documentais no caminho ficcional: o entremeio em Viajo porque preciso, volto porque te amo”, por Eduardo Paschoal.

8 de dezembro

Primeiro semestre de 2015

5 de maio

  • Palestra (Apresentação do ciclo de encontros “Cartografias da crítica”): “Tradições teóricas da crítica”, por Mayra Rodrigues Gomes.
  • Apresentação de pesquisa: “Ecos do silêncio – liberdade de expressão e reflexos da censura no Brasil pós-abertura democrática”, por Ivan Paganotti. Leitura indicada: PAGANOTTI, I. “Harmonia e dissonância” (tese de doutorado, conclusão, 2015).

19 de maio

  • Palestra (Perspectivas sobre a crítica): “Mitocrítica aplicada às narrativas midiáticas”, por Sílvio Anaz.
  • Apresentação de pesquisa: “Da fantasia ao transmídia: modernização do gênero telenovela brasileira”, por Mariane Murakami. Leitura indicada: MURAKAMI, M. “A modernização da telenovela e os processos de identificação” (tese de doutorado, introdução, 2015).

2 de junho

  • Palestra (Perspectivas sobre a crítica): “Crítica de cinema, estética e política: Opinião e a resistência ao regime militar”, por Margarida Adamatti. Leitura indicada: ADAMATTI, M. M. “Matrizes teóricas da crítica de cinema de Opinião” (tese de doutorado, capítulo 2, 2015).
  • Apresentação de pesquisa: “Sobre narrativas: discurso, cotidiano e consumo”, por Fernanda Budag.

16 de junho

  • Apresentação de pesquisa: “Narrativas da cibercultura: representações da técnica, articulações discursivas e processos de agenciamento”, por Mariana Tavernari. Leitura indicada: TAVERNARI, M. “Considerações finais” (tese de doutorado, conclusão, 2015).
  • Apresentação de pesquisa: “A alteridade na ficção e na grande reportagem: um estudo sobre a figuração do outro na narrativa televisiva brasileira”, por José Augusto Mendes Lobato.

30 de junho

  • Palestra (Perspectivas sobre a crítica): “A crítica ‘mundana’ de Edward Said”, Rodrigo Guimarães. Leitura indicada: ASCHCORFT, B.; AHLUWALIA, P. Edward Said. London/New York: Routledge, 2001.
  • Apresentação de pesquisa: “Mobilizações discursivas da categoria ‘politicamente correto’: um mapa dos sentidos que emergem no jornalismo”,  por Nara Lya Cabral. Leitura indicada: CABRAL, N. L. “Batalhas discursivas: ressignificações, contraposições e interdiscurso” (dissertação de mestrado, capítulo 5, 2015).

7 de julho

  • Apresentação de pesquisa: “Uma ontologia dos vídeos amadores de acontecimentos”, por Felipe Polydoro.
  • Apresentação de pesquisa: “Políticas da Representação Midiática do Feminino na Teledramaturgia Brasileira”, por Daniele Gross.

2º semestre de 2014

Planejamento e realização do evento: Crítica da Imagem Mídiática

12 de agosto: grupo de leitura

  • Leituras indicadas:
    • DIDI-HUBERMAN, G. “A imagem crítica”. In: O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 1998.
    • AUMONT, J. “O olho variável ou a mobilização do olhar”. In: O olho interminável. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.

26 agosto: grupo de leitura

  • Leituras indicadas:
    • BOURDIEU, P. “Os jogos olímpicos”. In: Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997. p. 121-128.
    • ROCHA, R. M. “A pureza impossível: consumindo imagens, imaginando o consumo”. In: ROCHA, R. M.; CASAQUI, V. (orgs.). Estéticas midiáticas e narrativas do consumo. Porto Alegre: Sulina, 2012.

16 de setembro: grupo de leitura

  • Leituras indicadas:
    • HAL, F. “O retorno do real”. In: HAL, F. O retorno do real. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
    • MERLEAU-PONTY, M. O olho e o espírito. São Paulo, Nova Cultural, 1989. p. 275-283 (Tópicos I e II).

30 de setembro: grupo de leitura

  • Leituras indicadas:
    • CALVINO, I. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Cia. das Letras, 1990.
    • DUBINSKY, K. “Children, Ideology, and Iconography: How Babies Rule the World”. Journal of the History of Childhood and Youth. Johns Hopkins University Press. v. 5, n. 1. p. 7-13.
    • KEHL, M. R. “Televisão e violência do imaginário”. In: BUCCI, E.; KEHL, M. R. Videologias: ensaios sobre televisão. São Paulo: Boitempo, 2004.
    • KEHL, M. R. “Visibilidade e espetáculo”. In: BUCCI, E.; KEHL, M. R. Videologias: ensaios sobre televisão.São Paulo: Boitempo, 2004.

21 de outubro: grupo de leitura

  • Leituras indicadas:
    • RANCIÈRE, J. “Paradoxos da arte política”. In: O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2012. p. 51-81.
    • FABBRINI, R. “Arte relacional e regime estético”. In: Arte e Ruptura. Rio de Janeiro: Sesc, Departamento Nacional,  2013. p. 53-71

28 de outubro: grupo de leitura

4 de novembro: preparação do evento

11 de novembro: preparação do evento

18 de novembro: preparação do evento

25 de novembro: realização do evento

1º semestre de 2014

Planejamento do evento: Crítica de Mídia

 13 de maio: escolha do tema e planejamento inicial do projeto

 20 de maio: definição do projeto e das etapas de trabalho

10 de junho: pesquisa e organização dos eixos temáticos

24 de junho: definição dos autores e conceitos norteadores da pesquisa

2º. semestre de 2013 

Projeto coletivo de pesquisa, inovação e difusão em produção textual colaborativa

27 de agosto: escolha do tema e planejamento inicial do projeto

17 de setembro: definição do projeto e das etapas de trabalho

22 de outubro: pesquisa e organização dos seguintes eixos temáticos: 1) mercado editorial; 2) aportes teóricos e metodológicos; 3) aspectos técnicos e tecnológicos

26 de novembro: pesquisa e organização dos eixos temáticos: 1) viabilidade econômica; 2) divulgação cientifica e difusão; 3) conteúdos paradidáticos; 4) legislação e direitos autorais

1º semestre de 2013

Seminários Linguagem e Práticas Midiáticas:  Teorias e novos debates em comunicação

23 de abril: Eliza Casadei, Rafael Venancio

  • Leituras indicadas:

7 de maio: Juliana Doretto, Mariana Duccini, Sofia Franco

  • Leituras indicadas:
    • DORETTO, J. ‘Fala conosco!’: o jornalismo infantil e a participação das crianças. Projeto de pesquisa de Doutorado. Universidade Nova de Lisboa, Portugal, 2012.
    • DUCCINI, M. “Fragmentos de memória: reinscrição de significados em documentários de compilação”. Revista Contracampo. v. 24, n. 1, julho de 2012.
    • FRANCO, S. Reportagens televisivas e estigmas sociais. As representações da arte em questão. Projeto de pesquisa de Iniciação Científica. Relatório Parcial. ECA-USP, 2012.

21 de maio: Andrea Limberto, Cintia Lisenberg, Ivan Paganotti

  • Leituras indicadas:
    • LIMBERTO, A. Nos termos da #interdição. Uma rede significante de palavras proibidas. Projeto de pesquisa de Pós-Doutorado. ECA-USP, 2013.
    • LIESENBERG, C. A loucura nas mídias: discursos circulantes e posicionamentos de campo na atualidade. Pré-projeto de pesquisa de Doutorado. ECA-USP, 2013.
    • PAGANOTTI, I. Em nome do proibido: estruturas de controle, justificativas para a interdição e reflexos da censura. Artigo final da disciplina “Comunicação, censura e liberdade de expressão – desafios da atualidade”, ministrada pela profa. dra. Cristina Costa (ECA-USP, 2012).

18 de junho: Fernanda Budag, José Augusto Mendes Lobato, Nara Cabral

  • Leituras indicadas:
    • BUDAG, F. Era uma vez: linguagem, intertextualidade e identidades culturais/sociais em Once upon a time. Projeto de pesquisa de Doutorado. ECA-USP, 2013.
    • LOBATO, J. A. M. A alteridade na ficção e na grande reportagem: um estudo sobre a figuração do outro na narrativa televisiva. Projeto de pesquisa de Doutorado. ECA-USP, 2013.
    • CABRAL, N. L. S. Discurso, interdição e liberdade de expressão: o politicamente correto e suas articulações com a comunicação social. Projeto de pesquisa de Doutorado. ECA-USP, 2013.

2 de julho: Daniele Gross, Felipe Polydoro, Paula Paschoalick

  • Leituras indicadas:
    • GROSS, D. Políticas da representação do feminino na teledramaturgia brasileira. Projeto de pesquisa de Doutorado. ECA-USP, 2012.
    • POLYDORO, F. A ubiquidade das câmeras e a intrusão do real na imagem. Projeto de pesquisa de Doutorado. ECA-USP, 2012.
    • PASCHOALICK, P. Televisão: crítica, audiência e público nas redes sociais (título provisório). Projeto de pesquisa de Doutorado. ECA-USP, 2012.

2º semestre de 2012

28 de agosto
Imagem e psicanálise

Apresentadores: Eliza Casadei e Rafael Venancio

  • Leituras indicadas:
    • AUMONT, J. “A Parte do Espectador”. In: A Imagem. Campinas: Papirus, 1993, p. 77-134.
    • GUATTARI, F. “Da produção da Subjetividade”. PARENTE, André (org.). Imagem Máquina. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993, p. 177-194.
    • QUINET, Antonio. “Objeto de Schautrieb”. Um Olhar a Mais: ver e ser visto na psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004, p. 68-88.

18 de setembro
Novas visibilidades

Apresentadores: Cintia Liesenberg e Nara Cabral

  • Leituras indicadas:
    • THOMPOSON, J. B. “A nova visibilidade”. In: Matrizes, v. 1, n. 2. São Paulo: ECA-USP, 2008.
    • FUCHS, C. “Como podemos definir vigilância?”. In: Matrizes, v. 5, n. 1. São Paulo: ECA-USP, 2011.
    • MARTÍN-BARBERO, J. “Novas visibilidades políticas da cidade e visualidades narrativas da violência”. In: Matrizes, v. 1, n. 1. São Paulo: ECA-USP, 2011.

25 de setembro
Imagens na inscrição audiovisual

Apresentadores: Leandro Carabet, Mariana Duccini e Mariane Murakami

  • Leituras indicadas:
    • XAVIER, I. “Cinema: revelação e engano”. In: O olhar e a cena. São Paulo: Cosac Naify, 2003. p. 31-57.
    • MACHADO, A. “O retalhamento da figura”. In: A arte do vídeo. 3a. ed. São Paulo: Brasiliense, 1997. p. 40-53
    • MACHADO, A. “Acaso e controle na edição”. In: A arte do vídeo. 3a. ed. São Paulo: Brasiliense, 1997. p. 102-116.
    • MILES, A. “Paradigmas cinemáticos para o hipertexto”. In: LEÃO, L. O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: Senac, 2005. p. 147-164.
    • AUMONT, J. “A montagem”. In: A estética do filme. São Paulo: Papirus, 2005.
    • AUMONT, J. “Cinema e narração”. In: A estética do filme. São Paulo: Papirus, 2005.

30 de outubro
Antropologia visual

Apresentadores: Andrea Limberto, Rosana Soares

6 de novembro
Perspectivas da imagem no direito

Apresentadores: Ivan Paganotti

27 de novembro
Imaginação melodramática

Apresentadores: Daniele Gross e Paula Paschoalick

1º Semestre de 2012

10 de abril

Daniele Gross, Felipe Polydoro, Paula Paschoalick

  • Leitura indicada: LATOUR, B. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica. Tradução por Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Editora 34, 1994.

24 de abril

Cíntia Liesenberg e Rosana Soares

  • Leituras indicadas:
    • FOUCAULT, M. O governo de si e dos outros. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2010
    • FOUCAULT, M. Le gouvernement de soi et des autres. Cours au Collège de France 1982-1983. Paris: Seuil, 2008. v. 1.GREGOLIN, M. R. Foucault e Pêcheux na análise do discurso: diálogos e duelos. São Carlos: Claraluz, 2004.

15 de maio

Andrea Limberto, Ivan Paganotti , Mayra Rodrigues Gomes

  • Leituras indicadas:
    • COETZEE, J. M. Giving Offense: Essays on Censorship. Chicago: University of Chicago Press, 1996.
    • COETZEE, J. M. Contra la censura: ensayos sobre la pasión por silenciar. Debolsillo, 2008.

29 de maio

Mariana Duccini, Mariana Tavernari e Mariane Murakami

  • Leituras indicadas:
    • DIDI-HUBERMAN, G. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Ed. 34, 1998. 260p.
    • DIDI-HUBERMAN, G. Images malgré tout. Paris, Minuit, 2004.

19 de junho

Eliza Casadei  e Rafael Venâncio

  • Leitura indicada: EVERETT, D. Language: the culture tool. Pantheon Books, 2012.

2º Semestre de 2011

Seminários abertos

13 de setembro

I Seminário Linguagem e Práticas Midiáticas

Apresentadora: Profa. Dra. Mayra Rodrigues Gomes

27 de setembro

II Seminário Linguagem e Práticas Midiáticas

Escritura e desconstrução da imagem e do som no cinema

Apresentadores: Eliza Casadei e Rafael Venancio

  • Leituras indicadas:
    • LYOTARD, J-F. “O acinema”. In: RAMOS, F. P. Teoria contemporânea do cinema. v. I. São Paulo: Editora Senac, 2005, p. 219-231.
    • DERRIDA, J. “Entretien”. Cahiers du Cinema. Paris. Abril, 2001. p. 74-85.

4 de outubro

III Seminário Linguagem e Práticas Midiáticas

Regimes de visibilidade em discursos audiovisuais

Apresentadores: Andrea Limberto, Rosana de Lima Soares e Sávio Luís Stoco

  • Leituras indicadas:
    • RANCIÈRE, J. Da partilha do sensível e das relações que estabelece entre política e estética. In: _____________. A partilha do sensível: estética e política. Trad. Mônica Costa Neto. São Paulo: Exo experimental/Editora 34, 2009. p.15-26.
    • BADIOU, A. Os falsos movimentos do cinema. In:_____________. Pequeno manual de inestética. Trad. Marina Appenzeller. São Paulo: Estação Liberdade, 2002. p.103-116.
    • Leitura complementar: LATOUR, B. Reassembling the social. New York: Oxford University Press, 2005.

8 de novembro

IV Seminário Linguagem e Práticas Midiáticas

As ficções da representação: discurso e construção de lugares sociais

Apresentadoras: Cíntia Liesenberg e Mariana Duccini

  • Leituras indicadas:
    • MOSCOVICI, S. “O fenômeno das representações sociais”. In: _______. Representações sociais: investigações em psicologia social. 7ed. Petrópolis: Vozes, 2010. p. 29-109.
    • WHITE, H. “As ficções da representação factual”. In: _______. Trópicos do discurso: ensaios sobre a crítica da cultura. 2ed. São Paulo: Edusp, 2001. p. 137-151.

22 de novembro

V Seminário Linguagem e Práticas Midiáticas

Do dialogismo discursivo às convergências midiáticas

Apresentadoras: Mariana Tavernari e Mariane Murakami

29 de novembro

VI Seminário Linguagem e Práticas Midiáticas

Políticas de representação em narrativas migrantes

Apresentadoras: Daniele Gross e Paula Paschoalick

  • Leituras indicadas:
    • FIGUEIREDO, V. L. F. Narrativas migrantes: literatura, roteiro e cinema. Rio de Janeiro: 7 letras/PUC-RJ, 2010.
    • HAMBURGER, E. Políticas da representação: ficção e documentário em Ônibus 174. In: MOURÃO, M. D.; LABAKI, A. O cinema do real. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
    • HAMBURGER, E. “Violência e pobreza no cinema brasileiro recente: reflexões sobre a idéia de espetáculo”. Novos Estudos. Edição 78, julho 2007.

2º semestre de 2010

Pesquisa: “Profissão Repórter”

3 de agosto

  • Textos para discussão: “Do naturalismo ao realismo crítico”; “O realismo revelatório e a crítica à montagem”. In: XAVIER, I. O discurso cinematográfico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. p. 41-98.
  • Projeto “Profissão Repórter”

10 de agosto

  • Textos para discussão: “A vanguarda”; “O cinema-discurso e a desconstrução”. In: XAVIER, I. O discurso cinematográfico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. p. 99-164.
  • Projeto “Profissão Repórter”

24 de agosto

  • Textos para discussão: “As falsas dicotomias”; “Apêndix”; “As aventuras do dispositivo”. In: XAVIER, I. O discurso cinematográfico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. p. 165-208.
  • Projeto “Profissão Repórter”

14 de setembro

  • Textos para discussão: “Aqueles que filmamos: notas sobre a mise-en-scène documentária”; “A outra escuta: prática e teoria da entrevista”. In: COMOLLI, J-L. Ver e poder – a inocência perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008. p. 52-60; 86-89.
  • Projeto “Profissão Repórter”

21 de setembro

  • Textos para discussão: “Sob o risco do real”; “Mais verdadeiro que o verdadeiro: o cinema de John Cassavetes e a ilusão da vida”. In: COMOLLI, J-L. Ver e poder – a inocência perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008. p. 170-178; 224-229.
  • Projeto “Profissão Repórter”

19 de outubro – Oficina: Profissão Repórter

  • Mesa 1: Profissão Repórter e a cena audiovisual

– “Profissão Repórter: um panorama” (Daniele Gross e Paula Paschoalick)
– “De ‘Linha Direta’ a ‘Profissão Repórter’: margens cambiantes do telejornalismo contemporâneo” (Profa. Dra. Rosana de Lima Soares)
– “‘O Aprendiz’” da ‘Profissão: Repórter’ – estruturas narrativas e o ethos da competição/colaboração” (Ivan Paganotti)

  • Mesa 2: Profissão Repórter e a produção jornalística

– “Entrevista e seus personagens: a construção por meio do protagonismo do repórter” (Juliana Doretto e Renata Carvalho da Costa)
– “Bastidores da Notícia: o ponto de partida do Profissão Repórter” (Neide Arruda)

26 de outubro – Oficina: Profissão Repórter

  • Mesa 3: Estratégias Narrativas do Profissão Repórter

– “Cortes e enquadramentos para um ritmo frenético nas reportagens do Profissão Repórter” (Andrea Limberto)
– “Profissão Repórter: referencialidade e narrativização do discurso jornalístico” (Mariane Murakami)
– “O Testemunho do Fato: Estratégias Retóricas no Profissão Repórter” (Eliza Bachega Casadei e Rafael Duarte Oliveira Venancio)

  • Mesa 4: Jornalismo e Cena Enunciativa

– “Profissão Repórter: construção autoral e narrativização do ‘eu’” (Mariana Duccini)
– “Os desafios da convergência, os bastidores dos bastidores: Profissão Repórter e as mídias digitais” (Mariana Tavernari)
– “Quando a notícia vai além: desdobramentos do processo de reportagem de um programa jornalístico” (Cintia Liesenberg)

16 de novembro

  • Textos para discussão: MARIE, M.; JULLIER, L. Lendo as imagens do cinema. São Paulo: Senac, 2009.
  • Projeto “Profissão Repórter”

30 de novembro

  • Projeto “Profissão Repórter” – preparação de publicação e evento de apresentação dos resultados / lançamento no primeiro semestre de 2011

7 de dezembro

  • Encerramento

1º semestre de 2010

Pesquisa: “Profissão Repórter”

09 de março

  • Planejamento do semestre

23 de março

  • Organização dos trabalhos, escolha dos autores e definição de categorias do banco de dados

6 de abril

  • Definir projeto “Profissão Repórter”
  • Texto para discussão: SERELLE, M. “Metatevê: a mediação como realidade apreensível”.  Matrizes, v. 2, n. 2, jan./jun. 2009, p. 167-179.

20 de abril

  • Discussão do projeto Profissão Repórter. Tutoriais e preparação da lista de episódios, banco de dados e comunidade ning.
  • Texto para discussão: FIGUEIREDO, V. L. F. “Encenação da realidade: fim ou apogeu da ficção?“. Matrizes, v. 3, n. 1, ago./dez. 2009. p. 131-143.

4 de maio

  • Textos para discussão: RESENDE, F. “A narratividade do discurso jornalístico: A questão do outro“. Rumores, v. 3, n. 2.
  • Leitura paralela: XAVIER, I. O discurso cinematográfico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
  • Fechar projeto do Profissão Repórter, divisão dos programas a partir da lista de episódios para inserção no banco de dados, propostas para substituir rede ning

18 de maio

1 de junho

  • Projeto “Profissão Repórter”
  • Texto para discussão: “Introdução”; “A janela do cinema e a identificação”; “A decupagem clássica”. In: XAVIER, I. O discurso cinematográfico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. p. 13-40.

22 de junho

  • Projeto “Profissão Repórter”
  • Texto para discussão: “Do naturalismo ao realismo crítico”; “O realismo revelatório e a crítica à montagem”. In: XAVIER, I. O discurso cinematográfico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. p. 41-98.

29 de junho

  • Encerramento do semestre: planejamento das atividades do segundo semestre.

2º semestre de 2009

Derrida

18 de agosto: Estruturalismo e Fenomenologia em Jacques Derrida

  • Leituras indicadas:
    • DERRIDA, J. “Estrutura, Signo e Jogo no Discurso das Ciências Humanas”. In: MACKSEY, R. & DONATO, E. A Controvérsia Estruturalista. p.260-277.
    • DERRIDA, J. “Meaning and Representation”. In: DERRIDA, J. Speech and Phenomena. p. 48-59.

25 de agosto: Escritura e Cultura em Jacques Derrida

  • Leitura indicada: DERRIDA, J. “Do Suplemento à Fonte: a teoria da Escritura”. In: DERRIDA, J. Gramatologia. p.327-386.

Agamben

22 de setembro

  • Leituras indicadas:
    • AGAMBEN, G. “Força-de-Lei”. In: AGAMBEN, G. Estado de exceção. São Paulo: Boitempo, 2004, p. 52-63.
    • AGAMBEN, G. “Elogio da profanação”. In: AGAMBEN, G. Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007, p. 65-79.

29 de setembro

  • Leituras indicadas:
    • AGAMBEN, G. “Fábula e história”. In: AGAMBEN, G. Infância e história: destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte: UFMG, 2005, p. 151-158.
    • AGAMBEN, G. “A Barreira e a dobra”. In: AGAMBEN, G. Estâncias: a palavra e o fantasma na cultura ocidental. Trad. S. Assmann. Belo Horizonte: UFMG, 2007, p. 240-250.

Bhabha

13 de outubro

  • Leitura indicada: BHABHA, H. K. “Introdução”; “Freedom’s basis in the Indeterminate”. In: O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

27 de outubro

  • Leitura indicada: BHABHA, H. K. “A Outra questão – o estereótipo, a discriminação e o discurso do colonialismo”. In: O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

Zizek

10 de novmebro

  • Leitura indicada: ZIZEK, S. “Why does a Letter always arrive at its destination?”. In: Enjoy your symptom! Jacques Lacan in Hollywood and out. New York: Routledge, 2001, p. 1-28.

24 de novembro

  • Leituras indicadas:
    • ZIZEK, S. “Introdução”. In: A visão em paralaxe. São Paulo: Boitempo Editorial, 2008.
    • ZIZEK, S. “Introdução: a tinta que falta”; “Paixões do Real, paixões do Semblante”; “Conclusão: O cheiro do amor”. In: Bem-vindo ao deserto do real. Boitempo Editorial, 2003.

1º semestre de 2009

Lotman

17 de março

  • Leitura indicada: LOTMAN, I. “Semiotic space”, “The notion of boundary”. In: LOTMAN, I. Universe of the mind: a semiotic theory of culture. Indianapolis: Indiana University Press, 2000. p. 123-142.

31 de março

  • Leituras indicadas:
    • LOTMAN, I. “Literatura y mitología”. In: LOTMAN, I. La semiosfera I – Semiótica de la cultura y del texto. Madrid: Ediciones Cátedra, 1996. p. 190-213.
    • FIORIN, J. L. “Relações entre sistemas no interior da semiosfera”. In: MACHADO, I. (org.). Semiótica da cultura e semiosfera. São Paulo: Annablume, 2007. p. 175-204.

Pêcheux

14 de abril

  • Leituras indicadas:
    • Leituras indicadas: ORLANDI, E. “Michel Pêcheux e a Análise do Discurso”. Estudos da Língua(gem), n. 1, jun. 2005. p. 9-13.
    • PÊCHEUX, M. “Discurso e ideologias”. In: PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Ed. Unicamp, 1988. p.143-180.

28 de abril

  • Leitura indicada: PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas: Pontes, 2008.

Marcuse

19 de maio: A Leitura de Freud e Marx por Herbert Marcuse: Formações Identitárias

  • Leituras indicadas:
    • MARCUSE, H. “A Dialética da Civilização”. In: MARCUSE, H. Eros e a civilização. Rio de Janeiro: Zahar, 1968 [1955], p. 83-103.
    • MARCUSE, H. “Marx: trabalho alienado”. In: MARCUSE, H. Razão e Revolução. Rio de Janeiro: Saga, 1969 [1941], p. 250-262.

2 de junho: Consciência Infeliz e Dessublimação Repressiva na Sociedade Unidimensional

  • Leituras indicadas:
    • MARCUSE, H. “A conquista da consciência infeliz: dessublimação repressiva”. In: MARCUSE, H. A ideologia da sociedade industrial. Rio de Janeiro: Zahar, 1967 [1964], p. 69-91.
    • MARCUSE, H. “Sobre o caráter afirmativo da cultura”. In: MARCUSE, H. Cultura e Sociedade. vol. 1, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997 [1937], p. 89-136.

Bauman

16 de junho

  • Leituras indicadas:
    • BAUMAN, Z. “Prefácio: Ser leve e líquido”. In: BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999. p. 7-22.
    • SMITH, D. “Bauman´s vision of modernity and postmodernity”. In: SMITH, D. Zygmunt Bauman: prophet of postmodernity. Cambridge: Polity Press, 1999. p.136-166.

30 de junho

  • Leituras indicadas:
    • BAUMAN, Z. “Identidade no mundo globalizante”. A sociedade individualizada: vidas contadas e histórias vividas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008. p. 178-193.
    • BAUMAN, Z. “Ideologia no mundo pós-moderno”, “Tradição e autonomia no mundo pós-moderno”, “Pós-modernidade e a crise moral e cultural”. In: BAUMAN, Z. Em Busca da Política. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000. p. 114-156.
    • BAUMAN, Z. “Identidade”. In: BAUMAN, Z. Identidade – entrevista a Benedetto Vecchio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005. p. 15-21.

2º semestre de 2008

Bakhtin

28 de agosto

  • Apresentação sobre obras do autor.
  • Leitura indicada: BAKHTIN, M. “Introdução: Apresentação do problema”. In: BAKHTIN, M. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec, 1987. p. 1-50.

18 de setembro

  • Leitura indicada: BAKHTIN, M. “Capítulo Terceiro: As formas e imagens da festa popular na obra de Rabelais”, “Capítulo Sétimo: As imagens de Rabelais e a realidade do seu tempo”. In: BAKHTIN, M. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec, 1987. p. 171-241, 385-419.

25 de setembro

  • Leitura indicada: BAKHTIN, M. “O romance polifônico de Dostoiévski e seu enfoque na crítica literária”, “O discurso em Dostoiévski” In: BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008. p. 3-51, 207-310.

Maingueneau

09 de outubro

  • Apresentação sobre obras do autor.
  • Leitura indicada: MAINGUENEAU, D. Gênese do discurso. São Paulo: Parábola, 2008.

23 de outubro

  • Leitura indicada: MAINGUENEAU, D. Gênese do discurso. São Paulo: Parábola, 2008.

Fairclough

6 de novembro

  • Contextualização sobre principais obras do autor e princípios de Análise de Discurso Crítica (ADC)
  • Leitura indicada: RESENDE, V.; RAMALHO, V. C. V. S. “Análise de discurso crítica: uma reflexão acerca dos desdobramentos recentes da teoria social do discurso”. Revista Latinoamericana de Estudos do Discurso. v. 5, n. 1, 2005.

20 de novembro

  • Leitura indicada: FAIRCLOUGH, N. “Teoria social do discurso”, “Análise textual: a construção da realidade social”. In: FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001. p. 89-131, 211-246.

27 de novembro

  • Leitura indicada: FAIRCLOUGH, N. “Discurso e mudança social nas sociedades contemporâneas”, “A prática da análise de discurso”. In: FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001. p. 247-274, 275-293.

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